O programa Dateline, da rede de TV americana NBC, tem usado ‘pegadinhas’ na internet para atrair possíveis pedófilos e desmascará-los diante das câmeras, como informa a crítica de TV do New York Times, Alessandra Stanley [17/5/06]. Geralmente, um adulto se passa por um adolescente – seja do sexo feminino ou masculino – e convida o suspeito para um encontro em sua casa. No local marcado, o âncora Chris Hansen e cinegrafistas ficam escondidos, vigiando os movimentos do convidado.
Desde a primeira edição do programa, em 2004, diversos homens caíram na armadilha – até mesmo um rabino, que foi ao encontro pensando que teria relações sexuais com um rapaz. Quando os homens descobrem a trama diante da câmera, na maior parte das vezes não se mostram agressivos. Os suspeitos são aparentemente pessoas comuns, muitos deles casados e com filhos. Em um dos episódios, uma jovem atriz passando-se por uma menina de 15 anos se arruma enquanto o suposto pedófilo a espera na cozinha. Quando surge Hansen no lugar da jovem, o suspeito logo pergunta se aquilo era algum tipo de armação. Em outro caso, um homem chega a afirmar: ‘Eu sei que isso provavelmente vai aparecer no Dateline‘.
Novela
Em abril, foi descoberto que a NBC pagou U$100 mil ao grupo Justiça Pervertida, que ajuda a desmascarar pedófilos, para assistência na gravação de um episódio. Críticos do programa alegam que é difícil dizer se os suspeitos são predadores ativos intencionados a seduzir crianças para encontros sexuais fora do computador ou se são pervertidos tentados pelo Dateline a cruzar a linha de suas fantasias sexuais. O programa faz imenso sucesso nos EUA e às vezes um mesmo caso é tema de vários episódios ao longo da semana, como se fossem capítulos de uma novela.