Domingo, 22 de Outubro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº962

IMPRENSA EM QUESTãO > ÍNDICE DE NOTÍCIAS

Projeto americano monitora comportamento da mídia

11/01/2007 na edição 415

Foi inaugurado na terça-feira (9/1) o News Coverage Index, programa do Project for Excellence in Journalism (PEJ) que irá monitorar jornais, emissoras de TV e sítios para analisar o comportamento da imprensa americana. O objetivo é que os resultados do ‘índice de cobertura noticiosa’ sejam divulgados semanalmente, às terças-feiras.


Nas próximas semanas, o PEJ deve lançar uma série de outros índices, como o Pessoas nas Notícias, o Índice de Talk Show de canais a cabo e rádio, e o Índice Blogueiro, para examinar conteúdo da blogosfera e analisar como ele pode ser comparado ao conteúdo da mídia tradicional. ‘Diferentes partes da mídia tiveram prioridades diferentes na semana passada’, explica a organização. ‘O funeral do [ex-presidente Gerald] Ford, com sua pompa e circunstância, teve mais destaque na televisão. Ocupou 17% da cobertura das redes de TV e 18% dos canais a cabo, mas representou apenas 4% da cobertura que começou na primeira página dos jornais’.


Base


A pesquisa constante do PEJ irá examinar desde jornalões como o Washington Post até o local Chattanooga Times Free Press. Na TV e na internet, serão analisados portais como o Yahoo! e canais como CNN e Fox News. ‘O Índice examina umas quatro dúzias de veículos de notícias em tempo real para determinar o que está sendo coberto e o que não está – dando um panorama amplo do comportamento das notícias nos EUA’, afirmou o relatório inicial do programa. ‘Os resultados são então divulgados em um relatório semanal que traz um índice com as principais histórias e um texto analisando os caminhos seguidos pela cobertura. A iniciativa é uma tentativa de fornecer uma base empírica para catalogar e compreender o que uma amostra ampla da mídia oferece ao público americano em um momento de crescente debate sobre a imprensa’.


Na primeira amostragem, o Índice analisou a cobertura de 31/12 a 5/1 e descobriu que o tema mais abordado pelos veículos de comunicação foi a transferência de poder no Congresso para os democratas – que representou 15% do total de cobertura. Em segundo lugar ficou o funeral de Ford, com 12%, e em seguida veio o debate sobre política americana no Iraque, com 9%. A execução de Saddam Hussein ficou com 8%. Os resultados completos podem ser encontrados no sítio do PEJ. Informações de Joe Strupp [Editor & Publisher, 9/1/07].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem