Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº969

IMPRENSA EM QUESTãO > REINO UNIDO

Psiquiatra admite plágio em artigos de jornais

17/06/2008 na edição 490

Raj Persaud, famoso psiquiatra do Reino Unido, admitiu ter cometido plágio em livros e artigos publicados sob seu nome. Persaud apresentava o programa All in the Mind (Tudo na mente, tradução livre), veiculado na Radio 4, da BBC; antes disso, o médico tornou-se conhecido do público ao participar do programa televisivo This Morning, da ITV.

Em audiência disciplinar no Conselho Médico Geral britânico, Persaud admitiu ter plagiado quatro artigos em seu livro From the Edge Of The Couch (Da beira do sofá, tradução livre), lançado em 2003, além de ter usado trabalhos de outros pesquisadores em artigos publicados em jornais como Guardian e Independent. Segundo Jeremy Donne, do Conselho Médico, o psiquiatra usou o esforço de outras pessoas para melhorar sua própria reputação. ‘Os artigos falam por si próprios e demonstram como o doutor Persaud se apropriou do trabalho de outros como se fosse seu’, afirma. O médico, apesar de admitir o plágio, nega que tenha agido de má fé.

Sem referências

Há três anos, um artigo foi retirado da publicação especializada Progress in Neurology and Psychiatry depois que o professor americano Thomas Blass, da Universidade de Maryland, alegou que pelo menos 50% das afirmações da peça eram de sua autoria. Na ocasião, Persaud se desculpou e declarou que havia ocorrido um erro de edição e que algumas referências do artigo haviam sido cortadas. Um segundo texto do médico, no British Medical Journal, também foi questionado pelo ‘uso, sem atribuição, de material de outras fontes publicadas’.

Em outra ocasião, Persaud pediu – e recebeu – autorização para usar uma citação de artigo do professor Richard Bentall, da Universidade de Manchester, em seu livro. Segundo Donne, Bentall concedeu a permissão acreditando que o psiquiatra ‘saberia que citações devem aparecer entre parênteses e ser identificadas como tal’. Ao conferir o resultado, entretanto, o professor ficou assustado ao notar que trechos inteiros de seu trabalho haviam sido simplesmente copiados no livro. Informações da BBC News [16/6/08] e de David Batty [Guardian.co.uk, 16/6/08].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem