Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº969

IMPRENSA EM QUESTãO > REINO UNIDO

Relatório acusa BBC de parcialidade jornalística

17/06/2008 na edição 490

Relatório encomendado pelo BBC Trust, conselho que representa o público que financia a rede britânica, acusa a emissora de desapontar os contribuintes ao exagerar no ‘tom londrino’ de suas reportagens, noticia Owen Gibson [The Guardian, 12/6/08]. Segundo o presidente do conselho, Sir Michael Lyons, pesquisas mostram que Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales são freqüentemente ignorados nos noticiários da BBC. Com base nos dados do relatório, Lyons ordenou que a administração da rede pública apresente propostas concretas para resolver a questão. Mais de 1/3 dos entrevistados afirmou que a cobertura da BBC não é relevante para a região onde moram. Na Escócia, este número chegou a 45%.

Lyons alega que o foco excessivo em Londres pode enfraquecer o apoio ao pagamento da taxa anual – a BBC é financiada por uma taxa paga por todas as residências que possuem um aparelho televisivo no Reino Unido. Uma possível solução seria implantar noticiários locais às 18 horas – com foco específico em assuntos da Escócia, Gales e Irlanda do Norte. ‘Na medida em que a ITV [maior emissora comercial britânica] reduz seus investimentos regionais, será ainda mais importante para a BBC cumprir seu papel e representar o Reino Unido, suas nações, regiões e comunidades’, justifica o presidente do conselho.

Elaborado pelo professor Anthony King, da Universidade de Essex, o relatório chegou a avaliar até mesmo a possibilidade de transferir a sede da BBC de Londres. No entanto, para Richard Tait, membro do conselho da rede, a resposta não estaria em mudanças estruturais, mas sim no comportamento dos jornalistas. Segundo ele, em entrevistas com figuras públicas, entrevistadores e correspondentes devem deixar claro se as políticas mencionadas afetam todo o Reino Unido ou apenas a Inglaterra; além disso, equipes jornalísticas devem ser redistribuídas para possibilitar uma cobertura mais ampla na Escócia, Gales e Irlanda do Norte.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem