Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº969

IMPRENSA EM QUESTãO > ELEIÇÕES NOS EUA

Repórter suspenso por comentário maldoso

Por Leticia Nunes (edição), com Larriza Thurler em 12/02/2008 na edição 472

O canal de TV americano MSNBC suspendeu o correspondente David Shuster na sexta-feira (8/2) por fazer um comentário nada respeitoso a Chelsea Clinton no ar. Shuster substituía o apresentador e discutia com dois convidados o papel da jovem de 27 anos na campanha da mãe, a senadora Hillary Clinton, à presidência, quando questionou se a candidata não estaria fazendo um papel de cafetina ao ‘agenciar’ a filha para sua campanha. Procurado pelo porta-voz da campanha de Hillary, Philippe Reines, que considerou o comentário ofensivo, Shuster respondeu que havia se referido ao fato de Chelsea fazer ligações para arrebanhar votos para a mãe mas se recusar a falar com a imprensa.

Membros da campanha de Hillary levantaram a possibilidade de que a democrata não participe dos futuros debates da emissora, para puni-la pela falta de respeito. Howard Wolfson, diretor de comunicação da campanha, classificou o comentário de Shuster de ‘lamentável’ e ‘o tipo de coisa que nunca deveria ser dita em uma emissora nacional’.

Desculpas

O jornalista, que tem papel importante na cobertura política da MSNBC, foi suspenso por tempo indeterminado. Ele se desculpou com a família Clinton, com os membros da campanha e com ‘todos os que se sentiram ofendidos’. Shuster afirmou também que suas palavras não foram apropriadas. ‘Eu sinto muito que minha linguagem tenha diminuído o apreço e respeito que [Chelsea] merece de todos nós e o respeito que seus pais merecem pela maneira como a criaram’, completou.

Em declaração, o porta-voz da emissora, Jeremy Gaines, afirmou que o comentário de Shuster foi ‘irresponsável’ e também se desculpou com os Clinton. Sobre o debate entre Hillary e Barack Obama, marcado para o dia 26/2 em Cleveland, Gaines disse que executivos da MSNBC estão em negociações com representantes da campanha da senadora e esperam que o ‘evento possa ocorrer como planejado’. Informações de Howard Kurtz [Washington Post, 9/2/08].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem