Sábado, 21 de Julho de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº996
Menu

IMPRENSA EM QUESTãO > A fonte é o repórter

Série ‘Mestres da Reportagem’ lança mais livros de entrevistas com repórteres brasileiros

Por Equipe do Observatório da Imprensa em 14/03/2018 na edição 978

Organizado pela jornalista e professora Patrícia Paixão, com coautoria de estudantes e recém-formados em Jornalismo de diferentes universidades, a série traz nomes como Audálio Dantas, Clóvis Rossi, Zuenir Ventura, Daniela Arbex, Sérgio Dávila, Fernando Rodrigues, Mauro Naves e Mário Magalhães

Criada com o objetivo de valorizar o ofício de repórter e o gênero “reportagem”, que representam a alma da profissão de jornalista, a série de livros “Mestres da Reportagem”, editada pela In House, foi lançada em 2012 pela jornalista e professora, Patrícia Paixão, e seus alunos de Jornalismo da extinta Faculdade do Povo (FAPSP), com a publicação de sua primeira obra, que teve o prefácio de José Hamilton Ribeiro, o “repórter do século”, e trouxe entrevistas com Eliane Brum, Ricardo Kotscho, César Tralli, Roberto Cabrini, Sônia Bridi, Marcelo Canellas, Geneton Moraes Neto, Goulart de Andrade, o próprio José Hamilton Ribeiro, além de outros 22 grandes nomes da reportagem brasileira.

Agora, Patrícia Paixão e mais de 80 alunos e jornalistas recém-formados em diferentes faculdades do país lançam mais dois livros da série, trazendo os seguintes entrevistados: Abel Neto, Aiana Freitas, Andre Caramante, Andrei Netto, Angela Bastos, Audálio Dantas, Bruno Paes Manso, Bruno Torturra, Caetano Cury, Clóvis Rossi, Cristiane Segatto, Daniela Arbex, Denise Fon, Dimmi Amora, Fausto Salvadori Filho, Fernando Fernandes, Fernando Rodrigues, Francisco José, Gilberto Nascimento, Heródoto Barbeiro, José Patrício, Kátia Brasil, Laura Capriglione, Leonardo Sakamoto, Leonencio Nossa, Letícia Duarte, Lourival Sant’Anna, Luiza Villaméa, Mário Magalhães, Maristela Crispim, Mauro Naves, Michelle Trombelli, Nathan Fernandes, Paulina Chamorro, Renata Alves, Ricardo Brandt, Rubens Valente, Sergio Dávila, Tai Nalon, Vandeck Santiago, Vinicius Sassine, Vladimir Netto e Zuenir Ventura. Os prefácios dos volumes II e III da série são, respectivamente, dos jornalistas Heródoto Barbeiro (Record News) e Silvia Bessa (Diário de Pernambuco).

Tal como no primeiro livro “Mestres da Reportagem”, as entrevistas registram os principais momentos da trajetória profissional desses jornalistas e revelam bastidores de matérias emblemáticas que eles produziram. Os alunos foram orientados a entrevistar repórteres que atuam em diferentes mídias (impressa, eletrônica e digital), editorias (Política, Esportes, Polícia etc.) e regiões do país, e que seguem tendências diversas. A série traz tanto jornalistas com mais de cinco décadas de profissão como jovens contadores de histórias (repórteres que, apesar do pouco tempo de carreira, se destacam pelas matérias que produziram).

“A ideia de lançar os livros Mestres da Reportagem II e III nasceu assim que lançamos o primeiro livro da série em 2012. Inicialmente a sequência da obra iria envolver apenas os alunos da Faculdade do Povo, onde eu era professora e coordenadora do curso de Jornalismo. Com o fechamento da faculdade em 2015, meus alunos e eu tivemos que ir para diferentes instituições de ensino [Patrícia é hoje docente do curso de Jornalismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Universidade Anhembi Morumbi]. Foi então que resolvi incluir, além dos meus ex-alunos da FAP, estudantes não só de São Paulo, mas de outras localidades e de diferentes faculdades. Também abri a oportunidade para alguns recém-formados que se interessavam pelo projeto”, explica Patrícia Paixão.

Segundo a professora, a série não tem a pretensão de fazer uma classificação dos melhores repórteres brasileiros. “Nosso objetivo não é fazer um ranking, e sim trazer um pouco do que a reportagem brasileira tem de melhor. Temos consciência de que muita gente boa ficou de fora, por isso já pretendemos lançar o livro Mestres da Reportagem IV. A ideia é transformar a série em um grande memorial das carreiras de nomes importantes do nosso jornalismo”.

Os livros Mestres da Reportagem II e III serão lançados em 7 de abril de 2018, no Dia do Jornalista, no Centro Cultural São Paulo, das 16h30 às 18h30. O evento será aberto com um debate entre os autores, o público e alguns dos jornalistas entrevistados no livro sobre “Os desafios de ser repórter no século XXI”. Os repórteres que participarão do debate (já confirmados) são: Aiana Freitas (BandNews FM), Fausto Salvadori Filho (Ponte Jornalismo) e Nathan Fernandes (Revista Galileu). Após o debate, haverá a sessão de autógrafos.

O valor relativo aos direitos autorais da primeira impressão das obras será direcionado à Conectas Direitos Humanos, organização não-governamental sem fins lucrativos que luta pela defesa dos direitos humanos.

Serviço:

LANÇAMENTO DOS LIVROS “MESTRES DA REPORTAGEM II E III”
Editora In House
Data: 07/04/2018 (sábado)
Local: Centro Cultural São Paulo (CCSP)
Horário: das 16h30 às 18h30 (Bate-papo com jornalistas entrevistados no livro: das 16h30 às 17h30)
Evento de lançamento das obras no Facebook

Página no Facebook: Mestres da Reportagem

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem