Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

ENTRE ASPAS > FIM DE SEMANA, 16 E 17/2

Tiago Dória Weblog

19/02/2008 na edição 473


CAMPUS PARTY
Tiago Dória


Campus Party foi o maior encontro da `geração 2.0? no Brasil, 17/2


‘A imprensa menos especializada está chamando a Campus Party de `o maior encontro de entretenimento eletrônico do país´ ou `carnaval dos nerds´. Balela!


Para quem esteve os 6 dias lá, acredito que tenha sido o maior encontro no Brasil da geração que está crescendo junto com a internet, acostumada com ferramentas colaborativas, a geração `faça você mesmo´, ou `geração 2.0?, se preferir.


Aquele cara que ficou famoso com um blog, a cantora que foi descoberta graças ao seu perfil na MySpace, a menina que conquistou um programa na TV devido ao seu fotolog, o pessoal que cria diversas versões para um jogo por conta própria, o cara que hackeou o Orkut, todos estavam lá presentes, em carne e osso.


Está certo que existiram diversas falhas – de credenciamento a alimentação de participantes, mas a Campus Party revelou o quanto uma nova formatação de evento já se consolidou.


Mini palestras e oficinas marcaram a Campus Party na agenda oficial


São eventos que não contam com grandes convidados e são mais focados nas pessoas, no relacionamento entre os participantes. Algo que já comentei no blog. E que foi dado o pontapé inicial no Brasil com a realização das Barcamps.


Cheguei a ouvir de algumas pessoas reclamações sobre a falta de pautas, de que não tinha nada para fazer lá, a falta de uma agenda e grandes palestras com convidados. Enfim, coisas que, de fato, não existiam mesmo.


Os convidados principais eram as pessoas. Era você quem montava o evento e juntava as pessoas que quiser para discutir qualquer assunto. Um dia teve até aula de axé de madrugada.


Presente no evento, Walter Lima, especialista em mídias digitais e professor do mestrado da Cásper Líbero, analisa muito bem esse aspecto no vídeo acima. Em seguida, alguns pontos gerais sobre a Campus Party e que achei interessante destacar.


Streaming media dando as caras


O destaque dentre os serviços usados pelos campuseiros foi o de transmissão de vídeo ao vivo [streaming]. UStream e Live Yahoo! lideraram a preferência.


Roberto Moreno, Baunilha, Manoel Netto e Marcos Gomes fizeram transmissões ao vivo. É a streaming media mostrando para o que veio.


Outro serviço de comunicação bem utilizado foi o Twitter. Em um primeiro momento, mais como uma ferramenta de articulação – `olha já cheguei, onde estão vcs?´ ou `a palestra tal começa agora´.


Sim, as meninas marcaram presença!


É um pouco redundante falar isso para o público deste blog, mas as meninas que curtem tecnologia estiveram presentes. Aliás, ficou evidente que esse negócio de tecnologia, blogs, games e computadores deixaram há muito de ser coisa só de menino.


A jornalista e fotógrafa Helena Nacinovic estava lá [vídeo acima], a Universia montou um blog somente de meninas – o Campus Girls, Marimoon apareceu por lá todos os dias, e a consultora Simone Villas Boas aproveitou para lançar o bem humorado `Maria Nerdeira´. Não tem a `Maria gasolina´? Agora é a vez da menina que gosta de sair com geeks e nerds!


Videolog e Jornal de Debates entenderam o evento


A meu ver, os dois sites se posicionaram muito bem dentro do escopo do evento. O Jornal de Debates aproveitou para lançar a versão beta de seu novo site e vender camisetas temáticas que ganharam repercussão e, a cada dia da Campus Party, propunham uma pergunta, que podia ser respondida no site deles.


Já o pessoal do Videolog liberou a API, fez uma cobertura em vídeo bem completa e lançou o teaser exclusivo de um filme. E um detalhe que descobri. O entrosamento entre comunidade e administradores do site é tão grande que, ao viajar, os criadores do Videolog ficam hospedados na casa de usuários do site


TV Cultura e Limão na área dos stands


Já na área dos stands, no piso térreo, das empresas de mídia presentes, o Estadão, com o site Limão, e a TV Cultura, foram os que mais marcaram presença.


A Fundação Padre Anchieta, responsável pela TV Cultura, foi a que recrutou a maior equipe para o evento. Transmitiu um programa ao vivo todos os dias direto da Bienal. Já o Radar Cultura montou um dos melhores blogs do evento e fez entrevistas com diversos ícones dessa `geração faça você mesmo´, como a cantora Mallu Magalhães, descoberta via MySpace.


Filme sobre a `geração blogueira´


Um dos momentos mais bacanas do último dia foi o lançamento do teaser do filme Nome Próprio. É estrelado pela atriz e blogueira Leandra Leal, e a história trata do início da blogosfera. Confira acima.


Documentário sobre os blogs no Brasil


De quebra, ainda foi gravado, durante a Campus Party, o Blogumentário, o primeiro documentário sobre os blogs brasileiros. Eu sou um dos entrevistados. Deverá ser lançado daqui a um mês.


Até 2013 tem Campus Party!


E para a alegria dos geeks, foi fechado um acordo entre organização e patrocinadores que garantirá a Campus Party até 2013 no Brasil.


Estive presente os 6 dias. Não acompanhei muito as palestras e oficinas, fiquei mais na `agenda não-oficial´ e nas `conversas de canto´. Foi ótimo conhecer pessoalmente diversas pessoas com as quais conversava apenas por email e Twitter. Valeu a pena!


Ano que vem estarei de volta. Bora lá?


PS – As fotos desse post são dos colegas espanhóis do Pixel y Dixel, que fizeram parte da delegação de blogueiros estrangeiros.


E, mais para frente, publico um post sobre a minha experiência de usar a dobradinha Tumblr e Nokia N95 na cobertura da Campus Party. Já adianto que gostei’



***


Dando um rolê pela Campus Party, 11/2


‘Há algum tempo, tenho percebido que os blogs ainda não são as melhores ferramentas para fazer coberturas ao vivo. Ainda existem diversos buracos na integração mobile. O Twitter tem uma integração mobile boa, mas não permite o envio de fotos e vídeos.


Por isso, durante a Campus Party, vou aproveitar para experimentar o Tumblr. A ferramenta de publicação de conteúdo tem sido muito utilizada em coberturas de eventos lá fora. Normalmente, é montado um `tumblr´ para cada evento.


De forma bem simples, o Tumblr é uma mistura de Twitter com WordPress. Possui a simplicidade e a integração mobile do primeiro, e as opções de personalização do segundo. Você pode montar grupos e seguir outras pessoas no Tumblr, igual ao Twitter, e ainda puxar feeds de outros locais, montando uma espécie de livestream pessoal.


O interessante é a integração com outros sites, você utiliza um único email para enviar vídeos, fotos e textos direto do celular.


O meu endereço é www.tiagodoria.tumblr.com. Não estarei presente todos os dias, estarei mais de passagem, mas, enquanto estiver na Campus Party, meus registros sobre o evento ficam lá. Tem RSS e estarei enviando tudo do celular.’




******************


Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.


Folha de S. Paulo – 1


Folha de S. Paulo – 2


O Estado de S. Paulo – 1


O Estado de S. Paulo – 2


O Globo


Zero Hora


Comunique-se


Terra Magazine


Carta Capital


Agência Carta Maior


Tiago Dória Weblog

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem