Tuesday, 19 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1279

Tiago Dória Weblog

TV CULTURA
Tiago Dória

Entrevistas do Roda Viva estão disponíveis na rede, 16/6

‘A TV Cultura colocou no ar, nesta segunda-feira, o Memória Roda Viva, site que reúne diversas entrevistas do programa.

O vídeo das mesmas não está na íntegra [uma pena!], mas é possível ler a transcrição completa de todas.

A previsão é que até 2009 todas as entrevistas estejam online.

Destaque para a entrevista feita com Michael Bloomberg, há 8 anos, sobre o ‘futuro da internet’ e da produção de notícias na rede.’

 

BLOQUEIO
Tiago Dória

Agência de notícias anda aprontando altas confusões com os blogs, 16/6

‘Enquanto a gente se divertia arremessando celular, o burburinho, neste final de semana, lá fora é sobre o fato da agência de notícias Associated Press ter proibido diversos blogueiros de usarem trechos de suas matérias.

Um guia sobre como utilizar o conteúdo da AP foi anunciado. O documento dá margem a interpretações. Mas, pelo que está entendido, blogueiros não poderão copiar, mas apenas resumir trechos de matérias da agência.

Realmente, proibir de utilizar trechos, pessoas que simplesmente estão comentando uma declaração dada por uma fonte ou uma matéria da AP não faz nenhum sentido.

Agora, implicar com blogs de grande visitação, que têm mais visitas que um site de notícias e utilizam o conteúdo da agência regularmente, a priori, faz todo o sentido dentro do modelo de negócios da AP.

Recentemente, a AP pediu para que um blog retirasse de seus posts trechos de matérias da agência. Um posicionamento bem diferente da concorrente Reuters, que até já liberou o uso de sua API.

Apesar de ter uma parceria com um dos mais tradicionais jornais do mundo, o Washington Post, mais uma vez, Michael Arrington, do TechCrunch, aproveita para dar uma espetada em um veículo da ‘malvada’ grande mídia e lançar um boicote à agência de notícias.

Não entendo essa gritaria toda feita pelos blogs. Às vezes, parece que falta assunto. Como se o conteúdo da AP fosse tão indispensável e exclusivo que não desse para viver sem ele.

Basta não linkar e não utilizar o conteúdo deles. Ou seja, o mesmo procedimento para sites de notícias que fecham o seu conteúdo e não fornecem vídeos ‘embedáveis’ e que funcionam em diversos navegadores.

Quem mais sai perdendo são eles. Perdem distribuição, links e, o mais importante, relevância para o seu conteúdo na rede.

A mesma relevância, tão almejada por quem produz ou distribui conteúdo na rede.’

 

***

‘A liberdade da internet está sendo tomada aos poucos de você’, 11/6

‘Na estréia do Ilustrada na Rede, da Folha Online, Cory Doctorow, jornalista, ciberativista e editor do blog BoingBoing, segue com o seu discurso sobre restrições à ‘liberdade de expressão’ na rede e comenta:

‘Hoje, acho que há uma grande aliança de inúmeros grupos que têm cada um sua razão para querer uma internet menos livre, desde donos de direitos autorais até governos opressores e gente preocupada com spam e com os vírus’.’

 

DESBLOQUEIO
Tiago Dória

Site derruba paredão de conteúdo pago, 12/6

‘Desta vez, é o site do jornal Globe and Mail, do Canadá. Colunistas, ferramentas de acompanhamento de informações e seções de entretenimento estão com acesso livre.

O Globe tem uma importância na história dos ‘jornais online’. É considerado o primeiro jornal do mundo a montar um banco de dados online, em 1997, com todas as suas matérias completas.

Na tendência do conteúdo livre, em setembro de 2007, o NYTimes liberou o acesso gratuito a todo o seu site, seguido do ElPais, em outubro, e do Financial Times, que liberou apenas parte do conteúdo.

O Wall Street Journal, outro jornal de igual importância no mundo, está num dilema se libera ou não todo o seu conteúdo.

Para surpresa de alguns presentes, durante conferência da Associação Mundial de Jornais, Nikesh Arora, presidente da Google na Europa, disse que as pessoas pagarão por conteúdo na rede.

Mas, é claro, será por conteúdo mais especializado e analítico, como newsletters para investidores, relatórios ‘business-to-business’ de tendências e terminais da Bloomberg.

Algo que já comentei no blog. As pessoas continuarão pagando por aquele tipo de conteúdo que só tem razão de existir pelo motivo de ser pago, muito bem pago e restrito a poucas pessoas.’

 

 

CURRENT
Tiago Dória

Frase da semana, 15/6

‘‘Hoje, 30% do conteúdo da Current.tv é criado pela própria audiência’

Jason Silva, co-fundador da Current.tv, emissora que trabalha com o modelo híbrido de produção de conteúdo – [profissionais + telespectadores], fala sobre o crescimento da participação do usuário em seu negócio.

Um dos donos da emissora é o político Al Gore.

Aqui, no Brasil, o modelo da Current.tv serviu de referência para a criação da FizTV e, de certa forma, do projeto Radar Cultura.’

 

DIA INTERNACIONAL
Tiago Dória

Dia do comentarista de blog, 13/6

‘Não me perguntem como surgiu direito esse dia [oficialmente foi na Argentina, mas já ouvi outras versões], 15 de junho é considerado o Dia Internacional do Comentarista de Blog.

Não é feriado, mas em alguns países serve de desculpa para acontecerem algumas palestras. Neste ano, cai num domingo.’

 

******************

Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.

Folha de S. Paulo – 1

Folha de S. Paulo – 2

O Estado de S. Paulo – 1

O Estado de S. Paulo – 2

Comunique-se

Carta Capital

Terra Magazine

Agência Carta Maior

Veja

Tiago Dória Weblog

Correio da Cidadania

Revista Brasileiros