Tuesday, 23 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Tiago Dória Weblog

CRIMES NA REDE
Tiago Dória

Protestos contra a ‘Lei do Azeredo’, 7/7

‘E seguem na rede os protestos contra o projeto de lei do Senador Eduardo Azeredo sobre crimes cometidos na internet.

Desta vez com mais mobilização, circula um abaixo assinado online pelo veto ao projeto. Qualquer pessoa pode assinar. Enquanto teclo este post, 1.847 pessoas assinaram o documento.

Nos blogs, o Nova Corja promove cobertura em cima do caso.’

 

 

MÚSICA
Tiago Dória

Live Earth batia recorde de concerto online, 7/7

‘Há um ano o Live Earth batia o recorde de concerto online assistido ao vivo por mais pessoas simultaneamente.

Eram mais de 10 milhões de pessoas assistindo ao mesmo tempo aos shows pela internet.

O Live Earth foi um mega-vento de música que aconteceu em vários países, inclusive Brasil, dedicado à conscientização da crise climática e pelo uso de energias renováveis.

Na época, os blogs destacaram a apresentação de Terra Naomi, a ‘YouTube Girl’, que fez o seu primeiro show para um grande público.’

 

 

CELULAR
Tiago Dória

Revista Variety começa a utilizar o Qik, 7/7

‘A Variety é o segundo usuário com vídeos mais vistos no Qik

Na verdade, a revista é considerada o primeiro grande veículo a utilizar a ferramenta, que permite fazer transmissões de vídeo ao vivo do celular.

Começou a utilizá-la antes mesmo do portal espanhol ADN, que comentei na semana passada.

A Variety vem usando o Qik dentro daquela de idéia de ser imediatista e de que é menos intimidador fazer uma entrevista com um celular do que com uma equipe inteira de vídeo.

Entre as diversas ocasiões, o Qik foi utilizado para mostrar ao vivo e de imediato o clima da pré-estréia do filme Speed Racer – as imagens foram feitas dentro da sala de cinema. Um dos vídeos segue abaixo.

E, em outra oportunidade, para fazer uma entrevista exclusiva com o cineasta Woody Allen, durante um almoço, no festival de Cannes.

Pelo visto, a entrevista foi feita pelo próprio editor da Variety que aproveitou a oportunidade, sacou o seu N95 e começou a fazer a transmissão ao vivo ali mesmo no restaurante do hotel.

Imagina se fosse chamar e esperar a equipe de vídeo da Variety. Até lá o cineasta já teria perdido a vontade para dar a entrevista, que segue abaixo.

A entrevista segue tranquila, talvez até pelo motivo de não terem várias pessoas e câmeras, mas apenas um celular gravando.

O que acho interessante do Qik é que você pode utilizá-lo não necessariamente para fazer uma matéria ao vivo com começo, meio e fim – a qualidade da imagem não é das melhores.

Mas para criar fragmentos de informações mais imediatistas, uma camada a mais de informação que pode complementar uma reportagem maior, como essas simples e exclusivas imagens do diretor Steven Spielberg em uma cerimônia em Cannes.’

 

 

APAGÃO
Tiago Dória

Reclamações sobre a pane da Telefônica (o dia em que parte da internet parou), 3/7

‘Algumas pessoas estão enviando links relacionados ao assunto.

Foi criada uma pesquisa para medir de modo geral [e informal] os impactos causados pela pane. Você precisa informar somente nome e cidade. Diversos relatos são reunidos.

No site da Anatel, existe um link para reclamações [a Ouvidoria].

Se você quer ler mais relatos e saber mais sobre a pane, recomendo ficar de olho no Summize, que agrega mensagens do Twitter, e no Google News, que filtra as notícias por assunto.’

 

 

INFORMAÇÃO PÚBLICA
Tiago Dória

Governo britânico manda ver nos mashups de dados públicos, 3/7

‘Olha que case interessante. Para incentivar a criação de mashups, o governo britânico lançou um concurso e está liberando o acesso a informações públicas de seus bancos de dados nas áreas de saúde, segurança e educação.

O projeto chamado de The Power of Information Taskforce premiará o autor da idéia mais interessante de mashup/serviço/site que tenha como base o conteúdo dessas áreas.

A intenção do governo britânico é que surjam projetos como o FixMyStreet, que plota em um mapa locais que sofreram recentes atos de vandalismo na Inglaterra, e o brasileiro Citix, que, a partir de dados do Ministério Público, mostra em um mapa online os locais mais perigosos e onde recentemente aconteceu um crime em Recife.

Em uma conferência da Google, em maio, Gordon Brown, primeiro-ministro britânico que utiliza Twitter, Flickr e tem um canal de ‘perguntas e respostas’ no YouTube, falou sobre a intenção de seu governo utilizar mais as ‘novas tecnologias’ para melhorar o serviço público.

Os primeiros projetos do ‘concurso de mashups do governo britânico’ já começam a aparecer aqui. Algumas idéias são bem interessantes.’

 

 

 

******************

Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.

Folha de S. Paulo – 1

Folha de S. Paulo – 2

O Estado de S. Paulo – 1

O Estado de S. Paulo – 2

Comunique-se

Carta Capital

Veja

Agência Carta Maior

Tiago Dória Weblog