Sexta-feira, 21 de Setembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1005
Menu

ENTRE ASPAS > FIM DE SEMANA, 27 E 28/9

Tiago Dória Weblog

30/09/2008 na edição 505

BLOGOSFERA
Tiago Dória

Blogs: cada vez mais pessoal e, ao mesmo tempo, mainstream, 28/9

‘Nos 2 últimos tópicos sobre o The State of Blogosphere 2008 as principais conclusões são: links patrocinados [38%], banners [28%] e programas de afiliados [20%] são as principais formas de publicidade utilizadas pelos blogs.

E 8 entre cada 10 blogueiros já citaram alguma marca em seus blogs, seja para falar bem ou mal. Em sua maioria, os autores de blogs são influenciados por ‘mensagens de marketing’ vindas de outros blogueiros [61%], seguido por conteúdo de outros sites que não sejam blogs [46%], e TV, impresso e outdoors [33%].

O The State of Blogosphere 2008 serviu para ratificar aspectos que já eram evidentes nos blogs. Produzida desde 2004, neste ano, a pesquisa deixou de ser trimestral, perdeu o seu caráter global e se restringiu aos blogs em inglês. Por outro lado, ganhou em profundidade e foco.

Os blogs continuam sendo uma mídia pessoal, as pessoas blogam como forma de auto-expressão, a satisfação pessoal é a medida do sucesso e assuntos pessoais são os preferidos.

Por outro lado, entre os ‘blogs mais profissionais e informativos’, a tendência é que a linha entre a ‘grande mídia’ e os blogs fique cada vez mais tênue.

Em 2004, 4 milhões de blogs. Em 2008, 133 milhões.

Esses tipos de blogs estão adquirindo caraterísticas e dinâmicas de produção da ‘grande mídia’ – vide The Huffington Post e TMZ, que têm equipes de reportagem e até plantonistas.

Sites da grande mídia, por sua vez, estão absorvendo características e técnicas dos blogs. Vide a BBC adotando ferramentas e a dinâmica dos blogs, como a produção ‘work in progress’.

E o site do Clarin, que, desde 2006, passou a adotar um layout de blog. É a notícia mais recente e não a ‘mais importante’ que fica em destaque.

Mais ou menos, 95% dos 100 grandes jornais dos EUA já têm repórteres com blogs. O que não quer dizer muita coisa, não é por que eu uso um blog para publicar informações e opiniões que isso me torna mais ‘cool’ ou bem informado e formado que outro jonalista que não utiliza.

Como toda tecnologia, blogs são ferramentas. É como uma caneta. As pessoas que a utilizam é que podem fazer a diferença.’

 

***

Blog é mídia do ‘eu’, ratifica 2ª parte de estudo, 23/9

‘Conforme o combinado, foi publicada a 2ª parte do The State of Blogosphere 2008. Desta vez, com as razões por que as pessoas blogam.

A maioria bloga como forma de auto-expressão [79%], seguido de compartilhar pensamentos e experiências [73%] e conectar-se com outras pessoas que tenham afinidades de pensamento [62%].

O sucesso do blog é mensurado pela satisfação pessoal [75%], depois pelo número de posts e comentários [58%] ou visitantes [53%].

E 54% dos ‘blogueiros profissionais’ afirmam que tiveram um reconhecimento maior em sua área de trabalho depois que começaram a blogar. Ou seja, blogs como ‘vitrine profissional’.

No final, as duas partes do estudo estão servindo para ratificar aspectos que já eram visíveis.

A ‘taxa de mortalidade’ dos blogs é alta. É comum a pessoa criar um blog e logo depois abandoná-lo. Metade já está em seu 2º blog. Os autores de blogs, em sua maioria, são homens. Apesar de variados, assuntos pessoais e tecnologia são os temas mais comuns entre os blogs.

Neste sentido, blogar continua sendo uma atividade pessoal e auto-referente, uma mídia mais do ‘eu’ – não que isso seja negativo. Satisfação pessoal é medida do sucesso, blogam para se auto-expressar e os temas preferidos são justamente os pessoais.’

 

FOTOS
Tiago Dória

Revista Life será ressuscitada como um banco de imagens gratuito, 24/9

‘Responsável por algumas das melhores imagens do fotojornalismo, a Revista Life estará de volta como parte de uma parceria da editora Time Inc com o banco de imagens Getty Images.

Com lançamento previsto para 2009, além de imagens inéditas, o site da publicação disponibilizará, de graça e para uso não-comercial, mais de 3.000 fotos do acervo da revista que surgiu em 1936.

Será a 4ª vez que a marca da Life volta ao mercado. Entre 2004 e 2007, a revista foi distribuída como encarte de jornal.

O teaser-site da publicação está no ar.’

 

MÚSICA
Tiago Dória

MTV Brasil permite votar em qual conteúdo deve ficar em destaque, 24/9

‘Já falei tantas vezes mal do site da MTV brasileira, e nada mais justo do que mostrar o novo site da emissora.

Todo aquele flash que dava pau e atrapalhava o acesso foi tirado do ar. O foco agora é nos vídeos. A MTV passou a utilizar mais a tecnologia do parceiro TV UOL, que permite embedar e rodar os vídeos em qualquer computador e sistema operacional.

Além disso, agora você pode votar em qual conteúdo deve ficar em destaque na home do site – opa, senti um pouco o conceito de ‘edição social’ da Current.TV por aí.

O site é um avanço em relação ao anterior.’

 

TELEVISÃO
Tiago Dória

TV Cultura faz 1ª transmissão experimental participativa, 23/9

‘Na noite desta segunda-feira, acompanhei a primeira ‘transmissão experimental participativa’ do programa Roda Viva feita pela TV Cultura.

A transmissão que, antes era realizada com o auxílio do Twitter, contou desta vez com o uso de uma câmera que mostrava os bastidores do programa ao vivo pela internet.

Você acompanhava o Roda Viva ao vivo pela TV e, ao mesmo tempo, durante o programa ou os intervalos, podia conferir na web uma câmera que mostrava os bastidores.

Programa ao vivo na TV. Bastidores ao vivo na web.

Para entender como tudo funcionou entre nesta página. O esquema foi parecido com a integração que a Multishow fez com o Twitter durante a transmissão do Prêmio Multishow.

Em uma página, você assistia à transmissão ao vivo pelo site e acompanhava na mesma tela os comentários feitos por usuários do Twitter sobre o programa no box ‘Roda Viva no Twitter’.

O uso do box foi um avanço em relação à integração anterior que a TV Cultura fazia com o Twitter. Permitiu que uma pessoa que não tivesse a ferramenta ou nem soubesse o que era o Twitter pudesse acompanhar as mensagens/comentários.

Fora isso, fotos eram publicadas direto dos estúdios no box ‘Fotos dos bastidores’ e a cobertura do programa seguia no box ‘Live blog’.

Para fazer isso, a TV Cultura usou 3 ferramentas. Por sinal, bem comuns nos blogs:

Cover It Live – utilizada por 9 entre 10 grandes blogs para fazer liveblogging. Foi usada justamente para fazer uma espécie de cobertura em ‘tempo real’ do programa e comentar bastidores.

Mogulus – permite fazer transmissões ao vivo de vídeo até pelo celular. Era a câmera dos bastidores.

Twitter – já conhecido. Reunia comentários sobre o programa.

Percebi alguns pontos negativos – a transmissão ao vivo não funcionou no Mac, não a do Mogulus. E, em certos momentos, acredito que as informações no Coverit Live competiam com as que eram publicadas no box do Twitter e vice-versa.

O que mais chamou a atenção foi a câmera dos bastidores ligada todo o tempo. Mesmo após o encerramento da transmissão na TV, ela continuou funcionando, o desligamento do estúdio foi mostrado e foram feitas entrevistas com os usuários convidados do Twitter, o entrevistado e a apresentadora do Roda Viva. Tipo de conteúdo que, de uma forma ou outra, não entraria na TV.

Mais uma vez, a TV Cultura aproveitou o ambiente de baixo risco e custo que a web proporciona para poder experimentar.’

 

******************

Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.

Folha de S. Paulo – 1

Folha de S. Paulo – 2

O Estado de S. Paulo – 1

O Estado de S. Paulo – 2

Comunique-se

Carta Capital

Terra Magazine

Agência Carta Maior

Veja

Tiago Dória Weblog

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem