Quarta-feira, 14 de Novembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1013
Menu

IMPRENSA EM QUESTãO >

Vazamentos, a quem interessa

Por Alberto Dines em 25/07/2008 na edição 495

Duas semanas depois do vazamento do relatório da Operação Satiagraha para o jornal O Estado de S. Paulo finalmente surge na imprensa a disposição para discutir a questão.


Saiu na quinta-feira (24/7) no jornal Valor Econômico – num artigo assinado pela editora de opinião, Maria Inês Nassif – a pergunta que está atrasada 15 dias: ‘Se foi um abuso o vazamento de todo o inquérito, inclusive as partes relativas a pessoas que não são parte dos delitos cometidos pelo grupo Dantas, de quem é o abuso? De quem vazou ou de quem publicou a informação vazada?’.


Finalmente aparece na grande imprensa uma voz ousada levantando a questão apropriada.


Sem investigação


Beneficiária dos vazamentos seletivos por parte de autoridades policiais, a grande imprensa prefere fingir de avestruz em vez de estimular um debate cuja conclusão pode não lhe ser favorável. Será o jornal Valor Econômico um veículo da pequena imprensa? Longe disso, o diário é uma parceria de dois poderosos grupos de comunicação, as Organizações Globo e o Grupo Folha, faz jornalismo para um público qualificado, sem concessões à ligeireza.


Pergunta-se então: por que razão nem a Folha nem o Globo – ou alguns de seus colunistas – dispuseram-se a questionar a abusiva publicação dos vazamentos sem qualquer investigação preliminar?


E esta é a questão: as autoridades policiais sabem que qualquer veículo de comunicação publicará imediatamente qualquer relatório, vídeo ou grampo que lhe for entregue, porque se demorar os dados sigilosos vão para o concorrente.


E a imprensa sabe que a polícia precisa da pronta publicação porque sem barulho as investigações não se completam.


Vazamento é negócio que só interessa aos apressadinhos.


 


Leia também


Abuso da PF, abuso da imprensa – Maria Inês Nassif


A fábula do Dr. Protógenes – Vera Brandimarte

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem