Terça-feira, 20 de Novembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1013
Menu

IMPRENSA EM QUESTãO >

Vídeo da al-Qaeda sofre atraso por problemas na rede

24/09/2008 na edição 504

Um vídeo da organização terrorista al-Qaeda para marcar o aniversário dos atentados de 11/9/01 nos EUA chegou à internet com oito dias de atraso. Culpa de problemas técnicos nos principais sítios usados por extremistas islâmicos do grupo. Uma parte do vídeo chegou a ser exibida em 8/9 na emissora al-Jazira – que não informou como teve acesso a ele –, mas o objetivo de divulgar o material completo, de 87 minutos, no dia que marcava os sete anos da queda das Torres Gêmeas, em Nova York, fracassou.


O documentário terrorista mostra imagens de arquivo e mensagens de líderes do grupo. Mustafa Abu al-Yazid, comandante sênior da al-Qaeda, aparece afirmando que forças ocidentais no Afeganistão sofrerão mais ataques quando menos esperarem e pedindo que militantes no Paquistão lutem por seus ideais. ‘Para que a jihad no Afeganistão continue e seja vitoriosa, vocês devem se unir a seus irmãos Mujahideen no Afeganistão e minar os interesses dos aliados cruzados [ocidentais] no Paquistão ‘, completa.


O grupo terrorista costuma comemorar o aniversário dos atentados que deixaram milhares de mortos nos EUA com a divulgação de vídeos. No ano passado, Osama bin Laden chegou a participar do vídeo, depois de três anos sem aparecer. Não se sabe ao certo, entretanto, por que os sítios ligados à organização saíram do ar. Há suspeitas de um ataque de hackers. Responsáveis por sítios conhecidos por rastrear páginas militantes, como o My Pet Jawa e o Internet Haganah, negaram ligação com o problema – mas deixaram claro que, se soubessem de algo, também não admitiriam. Informações de Firouz Sedarat [Reuters, 20/9/08].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem