Tuesday, 23 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Yahoo! vence disputa de portais de notícias

Depois de vários anos de competição acirrada, o Yahoo! News venceu, com ampla vantagem, a guerra dos sítios de notícias, segundo dados da comScore Media Metrix. Os portais MSNBC, CNN e AOL News ainda estão no topo da audiência na rede, mas o Yahoo! News conseguiu se destacar de seus rivais, registrando crescimento de 16% de visitantes únicos no ano passado – a MSNBC teve um decréscimo de 1% em sua audiência; a CNN, de 3%, e a AOL News obteve aumento de apenas 1% em 2006.


O portal de notícias do Yahoo! atingiu média de 31,4 milhões de visitantes únicos por mês em 2006. Em segundo lugar, ficou o MSNBC, com 25,9 milhões, seguido pela CNN, com 23,3 milhões, e a AOL News, com 21 milhões. Em 2005, o Yahoo! News ficou à frente da MSNBC apenas por um milhão de visitantes por mês. O Yahoo! pode ter apresentado números tão favoráveis em 2006 devido à reformulação sofrida em seu portal de notícias em julho daquele ano.


Jornais e TV


Os sítios de jornais também conseguiram registrar uma grande audiência, ao contrário das edições impressas. Os sítios de diários publicados pela Tribune Co., que incluem, dentre outros, os jornais Los Angeles Times, Chicago Tribune e Newsday, continuaram a ser os mais populares da rede. O tráfego online em relação a estes sítios cresceu 14% em 2006. O sítio do New York Times, o sexto mais acessado, obteve aumento de 27% na audiência no ano passado. Já o do Washington Post, o 13º na lista, registrou acréscimo de 14%.


Os números também foram bons para os sítios de emissoras. Na ABC, este aumento foi de 20%; na CBS News, de 34% e, na Fox News, de 10%. Dois sítios de notícias britânicos ficaram entre os 25 mais populares em 2006: BBC News, em 12º lugar, e o do jornal The Guardian, em 25º. Informações do Project for Excellence in Journalism [22/1/06].