No Olhar: segunda temporada de websérie exibe grandes nomes da fotografia | Observatório da Imprensa - Você nunca mais vai ler jornal do mesmo jeito
Quinta-feira, 16 de Agosto de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1000
Menu

INFORMAçãO > A trajetória e experiência de 24 profissionais

No Olhar: segunda temporada de websérie exibe grandes nomes da fotografia

Por Equipe do Observatório da Imprensa em 28/03/2018 na edição 980

Websérie conta semanalmente a trajetória e experiência de 24 profissionais da fotografia. (Foto: Walter Carvalho)

No Olhar é uma websérie sobre os principais fotógrafos e fotógrafas do Brasil. O projeto está em sua segunda temporada e tem apoio da Secretaria da Cultura de Estado do Paraná e da Companhia de Energia Elétrica (Copel). As entrevistas com os 24 profissionais têm o desafio de revelar ao expectador conceitos sobre uma leitura mais apurada da fotografia, linguagem, influências e histórias de vida desses profissionais de maneira mais intimista.

Os vídeos com duração de 9 a 12 minutos são lançados todas as segundas-feiras no canal do youtube.com/noolhartv. Nesta nova etapa foram reunidos profissionais das áreas de fotojornalismo, publicidade, editorial, documental e conceitual, como Ana Carolina Fernandes, Flavio Damm, Kazuo Okubo, Simonetta Persichetti, Tiago Santana, Walter Firmo entre outros.

(Fotos: Walter Carvalho)

De acordo com o diretor do No Olhar, Tiago Ferraz, a ideia de produzir a websérie surgiu da necessidade de encontrar informações sobre fotógrafos brasileiros compiladas em formato documental. “Hoje encontramos muitos tutoriais técnicos, mas ainda existe uma carência em conteúdo sobre linguagem fotográfica e sobre a trajetória dos fotógrafos. Durante a produção da primeira temporada, percebemos que esta websérie ia além de um simples registro e o que tínhamos em mãos era um acervo da memória da fotografia brasileira dos últimos anos”, complementa.

A busca pelo lado humanista dos entrevistados também aparece na contrapartida do projeto. Mais de 100 crianças da rede pública de ensino tiveram a oportunidade de aprender um pouco sobre fotografia, se deixando encantar pela arte. “Essa iniciativa é muito gratificante, pois promove a descoberta de novos talentos nas áreas menos favorecidas da sociedade”, acrescenta Ferraz.

A linha editorial da seleção dos entrevistados apresenta uma diversidade de linguagens da fotografia como é o caso da fotógrafa Nana Moraes, que iniciou no fotojornalismo e migrou para a publicidade e editorial. O cineasta Walter Carvalho comenta sobre as relações conceituais entre fotografia e cinema e Antonio Guerreiro, o fotógrafo das celebridades brasileiras entre os anos 70 e 90, traz relatos dos seus 50 anos de carreira com curiosidades como o disco Índia, da Gal Costa, de 1973 proibido pela censura, além de contar como era fotografar na era do processo analógico sem tecnologia que temos hoje.

Assista aos vídeos disponíveis desta temporada

Ep 01 – Walter Carvalho

Ep 02 – Simonetta Persichetti

Ep 03 – Tiago Santana

Ep 04 – Ana Carolina Fernandes

Ep 05 – Antônio Guerreiro

Ep 06 – Anna Kahn

Ep 07 – Kazuo Okubo

Ep 08 – Custódio Coimbra

Ep 09 – Bruno Veiga

Ep 10 – Milton Guran

Ep 11 – Rogério Assis

Ep 12 – Flávio Damm

Confira em ordem alfabética os fotógrafos e fotógrafas que fazem parte desta temporada, lembrando que toda segunda-feira um novo episódio será exibido:

Arthur Omar (MG)
Bruno Veiga (RJ)
Cesar Barreto (RJ)
Custódio Coimbra (RJ)
Dario de Dominicis (radicado no RJ)
Flávio Damm (RS)
Joaquin Paiva (ES)
Kitty Paranaguá (RJ)
Luiz Garrido (RJ)
Marcia Charnizon (MG)
Marcos Bonisson (RJ)
Milton Guran (RJ)
Nana Moraes (RJ)
Paulo Marcos (RJ)
Pedro Vasquez (RJ)
Rogério Assis (radicado SP))
Walter Firmo (RJ)

Os vídeos podem ser vistos no seguinte endereço: youtube.com/noolhartv
Página do faceboook: www.facebook.com/noolhar.tv

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem