Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº969

INFORMAçãO > 908 jornalistas premiados em 2016

Relatório consolida dados sobre prêmios de jornalismo no Brasil

Por Gustavo Panacioni em 18/09/2017 na edição 958

Em junho deste ano publiquei, aqui no Observatório da Imprensa, um texto tentando responder à pergunta: “Você sabe quantos prêmios de jornalismo existem no Brasil?”. Hoje, eu chego um pouco mais perto de demonstrar a grandiosidade deste mercado: acabamos de lançar a edição 2016 do Relatório de prêmios de jornalismo para jornalistas brasileiros.

Quando a gente começou o premiosdejornalismo.com, há quase dois anos, tínhamos ideia de que a área de prêmios de jornalismo no Brasil era grande. Aos poucos essa teoria foi se confirmando e o relatório é a forma que a gente encontrou de materializar nosso trabalho diário e a experiência desses dois anos de busca por prêmios de jornalismo.

Foram dois meses de muita pesquisa e dedicação para chegar a registros que incluem profissionais, estudantes, veículos e trabalhos premiados tendo o ano de 2016 como referência. Fico feliz de confirmar, depois de analisar todas essas informações, que o mercado de prêmios de jornalismo é muito grande sim.

No total são 98 prêmios de jornalismo que tiveram alguma edição no ano passado. Esses prêmios contemplaram nada menos que 1.375 jornalistas, sendo 908 profissionais e 467 estudantes. Ah! Registramos também 793 trabalhos premiados.

Só esses números dão conta de confirmar a magnitude do universo que tentamos monitorar diariamente com o trabalho de organização de agenda de prêmios que fazemos no premiosdejornalismo.com. Obviamente fomos além.

908 profissionais brasileiros premiados
Não vou dizer que chegar ao número de profissionais premiados no ano de 2016 foi fácil foram dias digitando nome por nome e conferindo informações que acreditamos serem importantes para nosso relatório. Mas esse número não nos dava muita perspectiva de análise.

Uma das interpretações que fizemos neste primeiro Relatório de prêmios de jornalismo para jornalistas brasileiros é o mapeamento de atuação dos profissionais premiados no ano passado. O resultado traz um retrato interessante sobre o jornalismo brasileiro.

Por exemplo: a região brasileira com mais premiados no último ano é a região Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo). São 332 jornalistas contemplados. A região Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) vem em segundo lugar, quase empatado, com 329 profissionais.

Em terceiro lugar vem a região Nordeste, com 149 profissionais premiados, em seguida a região Centro-Oeste, com 50 jornalistas e, em quinto lugar, a região Norte, com 48 repórteres contemplados.

A gente fez questão de separar esses números por Estado, como você pode ver a seguir:

Essa é só uma das leituras que fizemos a partir da coleta de dados sobre prêmios de jornalismo no Brasil. No decorrer das próximas semanas você poderá conferir aqui no Observatório da Imprensa, outras diferentes interpretações que fizemos em nosso relatório.

Claro que você não precisa esperar as próximas semanas para ter acesso às informações. O Relatório de prêmios de jornalismo para jornalistas brasileiros está disponível para download neste link.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem