Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

O rádio e suas vertentes

Acompanhar as transformações que surgem na humanidade não é tarefa fácil. E em se tratando de tecnologia, as mudanças fazem parte de um contexto global que gera impactos fulminantes, como por exemplo, a internet. A comunicação ganhou, e muito, com o advento da internet. Quem imaginaria dar a volta ao mundo em poucos minutos navegando por uma tela? São inúmeras ferramentas que, ao longo dos anos, os usuários não abrem mão de utilizar.

Comunicar-se é compartilhar ideias, pensamentos e adquirir ao mesmo tempo conhecimento, porque de forma mútua experiências são trocadas. Os meios de comunicação são fundamentais para o aprendizado global. O jornal, a televisão, o rádio, a revista e a internet são veículos que proporcionam valores e abrem caminhos.

O rádio tem uma função especial: ao mesmo tempo em que informa, traz consigo um mundo mágico; preenche o vazio da solidão e instiga a imaginação do ouvinte. O rádio tem sido utilizado das mais diversas formas e com diferentes finalidades. Ele é dinâmico e completo; possibilita informar e entreter ao mesmo tempo, sem perder o viés da informação. Possui também uma característica intrínseca, o improviso. O fazer acontecer torna assim o texto mais leve e interessante que os demais veículos.

Rádio emite algo de imaginário

Na maioria das vezes, o ouvinte que procura uma emissora de rádio, está interessado em três categorias: informação, música e companhia. O rádio consegue transmitir essa “companhia imaginária” devido à sua humanização de conduzir a programação diária. A diferença de transmitir uma notícia veiculada no rádio hertziano e radiofônico não é destoante, pois em ambos os veículos, o que está em foque é informar; o que diferencia um do outro é a maneira como ela será transmitida, ou seja, os seus segmentos, suas espécies.

A ideia central da esfera radialística é de liberdade. Ao mesmo tempo em que o ouvinte está sintonizado na estação em um determinado local, ele poderá também sintonizar o mesmo programa em outro lugar; o veículo está vinculado em um determinado local, mas consequentemente pode ser ouvido em qualquer lugar. O rádio é um dos meios de comunicação mais abrangentes, podendo chegar aos locais mais afastados e ser de alcance global.

Sintonizar uma frequência e nela poder navegar sem limites. Assim funciona o rádio. A informação retratada de forma mais simplificada, direta e sem ser engessada são seus pilares. As ondas do rádio permitem adquirir conhecimento de maneira divertida sem perder a seriedade. O rádio emite algo de imaginário para seu fiel público.

******

Luana Rego é estudante de Jornalismo