Sexta-feira, 21 de Setembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1005
Menu

INTERESSE PúBLICO > OI NA TV

A crítica da imprensa é exigência da sociedade

Por Alberto Dines em 02/05/2006 na edição 336

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.


Existem diversas formas de fazer a crítica da imprensa. Uma delas na base da palhaçada, está sendo encenada no momento pelo pré-candidato, Anthony Garotinho. O ex-governador do Rio começou uma greve de fome como protesto pelo tratamento que recebe da mídia. Quem colocou esta singular crítica da mídia na sua exata dimensão foi outro possível pré-candidato, o presidente Lula: ‘Se eu fosse entrar em greve de fome cada vez que a imprensa fala mal de mim eu seria natimorto’, disse, no dia 1º.


– Cada um protesta do jeito que quiser. Eu protesto da minha maneira. Acho que a imprensa cumpre papel importante na vida política do país, quando fala bem, quando fala mal. Não conheço ninguém que não reclama da imprensa, sou um que reclama demais da imprensa – acrescentou.


A crítica da imprensa é uma exigência das sociedades modernas e democráticas. Todos os poderes exigem um contrapoder. A imprensa se legitima na medida em que sabe exercer a vigilância sobre ela mesma. Mas quando esquece ou reluta em se criticar, surgem outros interlocutores com a sociedade.


Este observatório da imprensa é um destes interlocutores e parece que está se saindo razoavelmente, já que está comemorando agora e ao mesmo tempo os 10 anos do site na internet, os oito anos deste programa e o primeiro aniversário do nosso caçula, o programa diário de rádio.


Não nos cabe avaliar o nosso próprio trabalho, esta é sua tarefa, mas uma coisa é certa: a sociedade brasileira gostou deste avanço e não pretende abrir mão dele. A discussão sobre a imprensa entrou para o nosso cotidiano, está na nossa pauta de debates. Para sempre.


Que venham mais ouvidores (ou ombudsmans), que venham mais ONGs de crítica da mídia, que venham mais jornalistas dispostos a discutir publicamente a sua profissão. Quanto mais, melhor. A oxigenação ajuda a melhorar os ambientes. Só não ajuda quem precisa de uma greve de fome para escapar de uma imprensa vigilante. Bem-vindos ao grande observatório de nós mesmos.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem