Segunda-feira, 14 de Outubro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1058
Menu

INTERESSE PúBLICO >

A imprensa e o recall da Volkswagen

Por Zulcy Borges em 27/10/2015 na edição 874

A fraude da Volkswagen no equipamento de controle de poluição de seus veículos, que envolveu até onze milhões de seus automóveis em todo mundo incluindo o Brasil, segundo admitiu a própria empresa, continua até agora sem nenhuma providência no país. A própria Volks já anunciou de sua sede na Alemanha um recall – convocação dos veículos fraudados – mas no Brasil nada se fala. O silêncio da mídia é absoluto.

A manipulação que derrubou o presidente mundial da empresa estaria restrita a 500 mil automóveis fabricados nos Estados Unidos, onde a fraude foi descoberta pelas autoridades locais e multas de US$ 18 bilhões (ou cerca de R$ 70 bilhões) já foram aplicadas. Contudo, a própria montadora passou a reconhecer que várias marcas de seus automóveis estão rodando em todo mundo com o equipamento burlado, o que levou França, Alemanha e Coreia do Sul a também atuarem contra a montadora.

A Volkswagen já suspendeu as vendas dos seus modelos a diesel Audi, Jetta, Beatle, Audi A#, Golf e Passat nos Estados Unidos, em resposta e anunciou um recall geral, mas nenhuma medida foi tomada no Brasil pela sua representante ou as autoridades da área do país.

***

Zulcy Borges é jornalista

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem