A relevância do jornalismo hiperlocal | Observatório da Imprensa - Você nunca mais vai ler jornal do mesmo jeito
Sexta-feira, 17 de Agosto de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1000
Menu

INTERESSE PúBLICO > THE WASHINGTON POST

A relevância do jornalismo hiperlocal

20/05/2008 na edição 486

Em sua coluna de domingo [18/5/08], a ombudsman do Washington Post, Deborah Howell, reforçou que o diário dedica muito espaço a notícias nacionais e internacionais, mas é também um jornal local, que cobre a região de Washington. Para dar mais atenção aos assuntos ‘hiperlocais’, foi criado recentemente o sítio LoudounExtra, dedicado aos 270 mil habitantes do condado de Loudoun, próximo à capital. Um outro sítio será lançado em breve, desta vez para quem mora em Fairfax. Ambos ainda deverão ser avaliados jornalística e financeiramente pelo Post – até agora, os resultados vêm sendo positivos.

Deborah afirma que, atualmente, o mantra da imprensa é ‘local, local, local’. Os dois sítios são experiências em jornalismo hiperlocal. A idéia partiu de Rob Curley, vice-presidente de desenvolvimento de produtos do Washingtonpost.Newsweek Interactive, e sua equipe. O sítio LoudounExtra dá mais destaque às notícias locais que o suplemento impresso, além de disponibilizar fóruns e blogs. O sítio é constantemente atualizado. ‘Os leitores falam para nós o que é importante em suas vidas. O novo semáforo pode ser algo que vai ter um grande impacto na vida deles’, exemplifica Tim Richardson, editor do LoudounExtra.

Instabilidade

As redações das versões impressa e online trabalham em parceria. A edição impressa do Loudoun Extra é publicada às quintas-feiras e sábados. ‘O sítio reforçou o conteúdo do impresso na rede e aumentou a cobertura da região’, opina o editor do suplemento impresso, Paul Bernstein.

Já o FairfaxExtra.com irá cobrir uma área maior, na qual vive 1,1 milhão de pessoas. O sítio terá ferramentas que permitirão que os internautas personalizem a página – e que serão adotadas mais tarde pelo LoudounExtra.com. A grande questão é se a cobertura hiperlocal será viável como estratégia a longo prazo para atrair novos leitores e anunciantes, o que é extremamente importante em um período de instabilidade financeira na indústria jornalística, conclui Deborah.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem