Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Abertas as inscrições para audiência pública

Os ouvintes e telespectadores das emissoras da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) terão uma boa oportunidade para expor suas opiniões sobre a programação veiculada nos canais de rádio e televisão da empresa. Será realizada no Rio de Janeiro, em 1º de junho, uma audiência pública com este intuito. As regras de funcionamento da audiência foram divulgadas na sexta-feira (21/5), por meio de edital.

Para participar, os interessados devem entrar em contato com os organizadores do evento pelo email conselho.curador@ebc.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email , informando nome completo, RG e, se for o caso, a entidade que o inscrito representará na audiência.

Ao enviar a mensagem, o interessado deve informar se pretende fazer uso da palavra no momento da audiência. Isso porque haverá uma limitação para intervenções dos usuários, tal como feito na primeira audiência realizada pelo Conselho Curador, no ano passado.

Porém, diferente da primeira audiência pública realizada pelo Conselho Curador da EBC, desta vez haverá mais participações das pessoas. Em vez de 12, haverá espaço para 20 intervenções para cada momento do evento, somando 40 inscrições. Segundo o edital, cada fala terá no máximo cinco minutos e deverá ater-se exclusivamente ao tema da audiência.

Contribuições por escrito devem ser enviadas para o mesmo endereço eletrônico e serão remetidas a todos os membros do Conselho Curador.

Fora da pauta

A audiência pública se dividirá em dois momentos. O primeiro será destinado à discussão da programação da TV Brasil. O segundo ficará reservado para as contribuições do público sobre os programas das emissoras de rádio da EBC, como a Rádio Nacional e as rádios MEC AM e FM. Em ambos os momentos, as discussões serão precedidas por uma apresentação da diretoria-executiva da empresa.

No entanto, alguns temas importantes para o futuro da EBC e do sistema público de comunicação deverão ficar de fora desta audiência, como os investimentos que têm sido feitos para expandir a empresa (por exemplo, o investimento em uma nova sede em São Paulo e a criação de outra, em Porto Alegre) e a implantação do Operador de Rede Digital.

A EBC possui três canais de TV, entre eles a TV Brasil. Mantém também a Agência Brasil e oito emissoras de rádio espalhadas pelo país.

Serviço

O que: Audiência Pública sobre a programação dos veículos da EBC

Data: 1º de junho

Local: Auditório da Rádio Nacional, Praça Mauá, nº 7, 21º andar , Rio de Janeiro

Hora:13h30 às 18h30

Inscrições: conselho.curador@ebc.com.br