Domingo, 25 de Fevereiro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº975

INTERESSE PúBLICO > ELEIÇÕES NOS EUA

Ação na Wikipedia precede escolha de vices

03/09/2008 na edição 501

A escolha da governadora do Alasca, Sarah Palin, como candidata a vice-presidência americana pelo partido Republicano foi praticamente antecipada em pelo menos um dia, na internet. Enquanto viciados políticos especulavam sobre os possíveis candidatos em blogs, com olhos grudados na cobertura da campanha, as pistas estavam disponíveis na Wikipedia.


Na enciclopédia online, o verbete de Sarah passou a ficar ‘movimentado’ um dia antes do anúncio de sua escolha como vice de John McCain. Foram adicionados detalhes sobre seu índice de aprovação e sobre a carreira de seu marido. As pistas não paravam por aí. Alguns dos mesmos usuários que inseriam informações sobre Sarah editavam, simultaneamente, o verbete de McCain.


Ainda que a governadora fosse a possibilidade menos conhecida entre as escolhas para a chapa republicana, e que sua página na Wikipedia fosse, talvez, a menos atualizada entre as dos possíveis candidatos, esta situação mudou na quinta-feira passada (28/8), quando o verbete foi atualizado pelo menos 68 vezes.


Padrão


‘Nós notamos este mesmo padrão quando analisamos as mudanças nas páginas Wiki do [candidato a vice democrata] Joe Biden e outros potenciais candidatos democratas’, diz Terry Gudaitis, diretor de ciber-inteligência para a companhia de monitoração de internet Cyveillance, na Virgínia. ‘Vimos muitas informações precisas e notas de rodapé na página de Biden, enquanto na de Tim Kaine [governador da Virgínia tido como um dos possíveis candidatos a vice democrata] havia poucas. Além disso, vimos que os mesmos editores trabalhavam nas páginas Wiki de Barack Obama e de Biden’.


Em 22/8, dia anterior ao anúncio oficial da escolha de Biden para a chapa de Obama, sua página na enciclopédia teve pelo menos 40 mudanças, enquanto a de Kaine teve 28. No fim da tarde do dia anterior ao anúncio da escolha republicana, os analistas da Cyveillance notaram um aumento no tráfego de edição da página de Sarah, com alguns dos mesmos usuários modificando também a página de McCain. A companhia, que costuma monitorar dados abertos na internet para clientes comerciais, resolveu seguir as informações sobre as escolhas dos candidatos a vice para testar sua atuação no campo político. Além das páginas da Wikipédia, foram monitorados também sítios que discutiam a campanha. Informações de Brian Krebs [Washington Post, 29/8/08].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem