Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Após críticas de homofobia, anúncios saem do ar

A Nike decidiu retirar do ar os polêmicos anúncios de seu tênis para basquete Hyperdunk, em resposta à crítica de que a propaganda alimentava pensamentos homofóbicos. A princípio, a empresa defendeu os anúncios, mas depois resolveu retirá-los de circulação ‘para ressaltar nosso compromisso constante no apoio à diversidade no esporte e no mercado de trabalho’, reportou o jornal The Oregonian.


As peças publicitárias foram criadas pela agência Wieden+Kennedy e intituladas ‘Isso não é certo’, ‘Isso não é fofo?’ e ‘Punks pulam’ (tradução livre do original: ‘That Ain’t Right’, ‘Isn’t That Cute’ e ‘Punks Jump Up’). Um dos comerciais mostra um jogador enterrando uma cesta por cima do outro. A virilha do jogador que está enterrando está claramente no rosto do outro jogador. Após a cena, o anúncio exibia a mensagem ‘Isso não é certo’ (‘That Ain´t Right’).


Inicialmente, a Nike alegou que os anúncios se ‘baseavam puramente numa situação comum dentro do jogo de basquete – o de um jogador enterrar uma cesta sobre um oponente, e não tinham a intenção de serem ofensivos’. A Nike também reiterou sua ‘história de apoio a atletas independente de orientação sexual’. Informações da Associated Press (26/7/08).