Segunda-feira, 24 de Setembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1005
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INTERESSE PúBLICO > TELETIPO

Autoridades liberam fusão de NBC e Vivendi Universal

27/04/2004 na edição 274

A Federal Trade Comission, órgão regulador do comércio americano, aprovou a fusão da Vivendi Universal com a NBC, o que pode criar um novo gigante na área de mídia. A nova NBC Universal incluiria desde a emissora de TV NBC aos estúdios de cinema Universal, passando por redes de TV a cabo e parques temáticos. A francesa Vivendi Universal tem enfrentado problemas econômicos e, feita a fusão, corresponderia a 20% do total de ações da nova companhia. O presidente seria Bob Wright, atual presidente da NBC e vice-presidente da General Electric (dona da NBC). Com informações da AFP [20/4/04].



Indústria de bebidas alcoólicas investe em publicidade na TV

Um estudo realizado pelo Center on Alcohol Marketing and Youth, da Universidade de Georgetown, constatou que a indústria de bebidas alcoólicas investiu muito dinheiro em publicidade em 2002. Publicado na última quarta-feira, 21, a pesquisa mostra que o número de anúncios publicitários em emissoras de TV nos EUA chegou a 289.381 em 2002 – um salto de 39% com relação ao ano anterior. A indústria de bebidas alcoólicas chegou a gastar mais de US$ 990 milhões em publicidade naquele ano. O setor de maior aumento foi o de bebidas destiladas e de baixo teor alcoólico, como Smirnoff Ice e Skyy Blue. Já o setor que mais gasta dinheiro com publicidade é o cervejeiro, liderado por empresas como Heineken e Miller. O público mais atingido por esses comerciais é o adolescente, que, de acordo com a pesquisa, teve acesso a mais de 66 mil dos anúncios veiculados na TV só em 2002. Os 15 programas mais assistidos por adolescentes nos EUA, entre os quais estão Survivor, Fear Factor e That ‘70s Show, trazem comerciais de bebidas alcoólicas em seus intervalos. Paradoxalmente, a indústria de bebidas alcoólicas anunciou, em setembro do ano passado, que iria regular voluntariamente sua publicidade em programas de TV que tivessem audiência formada por mais de 30% de jovens. Informações de Hope Yen [AP, 21/4/04].

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