Quarta-feira, 19 de Setembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1005
Menu

INTERESSE PúBLICO > MICO NA TV

BBC entrevista o homem errado – ao vivo

17/05/2006 na edição 381

Guy Goma entrou no edifício da BBC, em Londres, em busca de um emprego, mas acabou entrevistado ao vivo em um programa de televisão. Pior: apresentado como um especialista em download de música pela internet, teve que responder a questões sobre a batalha judicial entre a gigante de informática Apple Computer e a Apple Corps, braço comercial dos Beatles. Parece piada, mas a saia justa realmente aconteceu.


Em 8/5, dia em que a Apple Computer conseguiu vitória em uma ação contra a Apple Corps na briga pelo uso da logomarca da maçã, o congolês Goma, que havia se candidatado a um emprego de técnico de informática na BBC, foi confundido com Guy Kewney, fundador do sítio Newswireless.net.


Kewney deveria conceder entrevista à apresentadora Karen Bowerman no estúdio do canal BBC News 24. Um produtor foi à recepção checar se o convidado havia chegado. Ao perguntar por ele a uma recepcionista, ela se confundiu e indicou Goma – os dois homens se chamam ‘Guy’. O produtor levou Goma ao estúdio para a entrevista ao vivo, enquanto este acreditava se tratar de algum teste do processo de seleção para o emprego.


Pânico


Início da entrevista. Karen apresenta o convidado como ‘Guy Kewney, editor do sítio de tecnologia Newswireless’. A câmera mostra o rosto de Goma e sua expressão é de pânico. Por uma fração de segundo, ele parece tentar abrir a boca para explicar que há algo errado, mas não consegue. A apresentadora pergunta se o suposto especialista ficou surpreso com o veredicto, e Goma responde atrapalhadamente, com um sotaque francês, que sim, ‘fiquei muito surpreso de ver que o veredicto veio para mim porque eu não estava esperando isso. Quando eu vim, me disseram outra coisa’. Nas duas perguntas seguintes, ele se mostra mais confiante, e chega a opinar sobre o futuro dos downloads e cibercafés.


Enquanto isso, o verdadeiro Kewney chegou a BBC e viu sua suposta entrevista de um telão na recepção. Ele afirmou em seu sítio que, de início, achou graça da confusão, mas depois pensou que ela poderia prejudicar sua reputação profissional – pois os telespectadores poderiam pensar que ele não entende nada do assunto do qual é especialista.


Segunda entrevista


Inicialmente, foi noticiado que Goma era um taxista, mas a informação foi retificada pela BBC. Uma semana após a gafe, Goma mostrou que tem senso de humor ao voltar ao canal. Entrevistado pelos apresentadores Simon McCoy e Carrie Gracie, o congolês contou que ficou muito chocado com sua primeira entrevista. ‘Eu só pensei, ‘continue’’, disse ele. Ele afirmou ainda que continua esperando o resultado de sua entrevista de emprego. Kewney também esteve presente no canal, e recebeu um pedido de desculpas de Goma. Os apresentadores, por sua vez, desculparam-se aos telespectadores pelo erro do News 24, e disseram esperar que ele não se repita.


Repercussão


O ‘mico’ foi noticiado pelo mundo, com 308 links relacionados ao tema no Google News na terça-feira (16/5). Títulos como ‘Qualquer um serve para a BBC’, do Toronto Star, e ‘BBC pensa que taxista é especialista’, do Calcutta Times, pipocaram na imprensa. O vídeo com a ‘entrevista’ de Goma já foi assistido mais de 140 mil vezes no Youtube.com. Informações de Danica Kirka [AP, 15/5/06] e John Plunkett [The Guardian, 16/5/06].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem