Quarta-feira, 19 de Junho de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1042
Menu

INTERESSE PúBLICO >

Blog de americana é bloqueado no país

29/05/2009 na edição 539

O blog da americana Susie – que prefere não divulgar seu nome completo – sobre sua vida na Arábia Saudita foi bloqueado pelos censores do país, noticia a AFP [28/5/09]. No blog, Susie, de 57 anos, conta suas experiências ao se mudar para a Arábia Saudita há dois anos com seu marido saudita, de 30. Ela diz não ter idéia do motivo da censura a seu sítio. ‘Uma noite fui para a cama e acessei o blog; quando acordei, não pude mais fazê-lo’, contou à AP, da cidade de Jeddah.


Desde segunda-feira (25/5), quem tenta acessar o sítio da Arábia Saudita depara-se com um anúncio da Comissão de Comunicações,Tecnologia e Internet que diz que a página não está disponível. Em geral, a comissão bloqueia sítios pornográficos e anti-governo – o que, definitivamente, não é o caso de Susie. A americana, do Arizona, escreve sobre locais que visitou, lojas onde fez compras e restaurantes que frequenta. Quando toca em outros temas – sobre como a mulher é tratada no Arábia Saudita – ela não diz nada além do que já está nos jornais locais. ‘Todos falam do que eu escrevo. Não entendo por que motivo bloquearam meu blog’, desabafa. Ela evita, por exemplo, escrever sobre religião e política. Um de seus posts mais populares teve nove mil acessos em um dia, quando, ao comprar um CD da cantora pop Katy Perry, notou que a capa – com uma foto da cantora de shorts – havia sido pintada para mostrá-la de calças. Um sítio de uma revista de fofocas de Hollywood divulgou o post.


O caso reflete as dificuldades enfrentadas por blogueiros em um país dividido entre um profundo conservadorismo islâmico, que não permite que mulheres dirijam, e um grande número de pessoas que buscam a reforma cultural. Em dezembro de 2007, o blogueiro Fouad al-Farhan foi preso – condenado a quatro meses e meio – por um post pró-reforma em seu blog político. Al-Farhan enviou um e-mail de apoio a Susie.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem