Tuesday, 23 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Blogs formam rede de notícias

Um grupo de blogueiros – incluindo jornalistas da grande mídia, como do canal a cabo de notícias financeiras CNBC, da revista The Nation e do jornal The New York Times – juntaram-se em um sítio inicialmente chamado Pajama Media (Mídia de Pijama), que oferecerá conteúdo original e links para sítios afiliados de mais de 70 blogueiros, além de notícias de fontes como a agência Associated Press, informa o romancista e roteirista Roger L. Simon, um dos fundadores do empreendimento. O nome é uma brincadeira a um comentário do executivo da CNN Jonathan Klein, que em certa ocasião qualificou os blogueiros como ‘um bando de caras de pijamas’.


Embora grande parte dos colaboradores seja de conservadores, Simon alega que o sítio incluirá pontos de vista de todo o espectro político. ‘Nós acreditamos que o poder da blogosfera possa transcender a dicotomia esquerda-direita, tradicional e ultrapassada, na busca da verdade’, afirma ele. Mesmo assim, o sítio pode ser visto como um rival do Liberal Blog Advertising Network, que permite que anunciantes coloquem propagandas em mais de 70 ‘blogs liberais e progressivos’.


Para Simon, atrair anunciantes é apenas um dos objetivos. ‘Mais importante que isto é divulgar os blogs e aumentar a credibilidade deles’, esclarece. Ao contrário dos jornalistas profissionais, os blogueiros não têm de seguir regras de redação em relação a fontes e tendências. O sítio será lançado oficialmente no dia 16/11 e contará com editores em diferentes cidades do mundo, como Sidney e Barcelona. A expectativa é de que a quantidade de blogueiros e a participação dos leitores proporcionem a divulgação de notícias com mais agilidade que os veículos de comunicação tradicionais e com pontos de vista diferenciados. Informações de Elinor Mills [CNET, 17/10/05].