Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1016
Menu

INTERESSE PúBLICO >

Campanha contra censura convoca blogueiros

07/11/2006 na edição 406

A Anistia Internacional deu início a uma campanha pela liberdade de expressão na internet, convocando blogueiros a chamar a atenção para casos de outros blogueiros que foram presos pelo que publicam em suas páginas online. A organização afirma que direitos fundamentais como a liberdade de expressão nunca estiveram tão ameaçados na rede.

‘Liberdade de expressão online é um direito, não um privilégio – mas é um direito que precisa ser defendido’, afirma Steve Ballinger, da AI. ‘Estamos pedindo que blogueiros em todo o mundo mostrem sua solidariedade com os internautas de países que os prendem por criticar o governo’.

Ballinger ressalta que o caso do blogueiro iraniano Kianoosh Sanjari, preso em outubro por escrever sobre conflitos entre a polícia do Irã e os seguidores de um religioso, serve de exemplo para o tipo de repressão feita à internet.

Divulgação do problema

A AI pretende, com a campanha, que blogueiros divulguem casos como este e declarem seu apoio à liberdade de expressão online. A organização também apresentou a iniciativa no Fórum de Governança da Internet, reunião organizada pela ONU para debater políticas relacionadas à rede. O primeiro grande encontro do grupo acorreu em Atenas, na semana passada.

‘O Fórum de Governança da Internet precisa saber que a comunidade online está preocupada com a liberdade de expressão e disposta a lutar por isso’, diz Ballinger, completando que muitos governos fazem uso de tecnologia para interromper o livre fluxo de informações online. ‘As pessoas são detidas apenas por expressar seus pontos de vista em um e-mail ou sítio. Blogs são fechados e bloqueios são ativados para evitar o acesso’. Grandes companhias como Yahoo! e Google têm sido duramente criticadas por prestar ajuda a governos como o da China, que se esforça para controlar qualquer diálogo na rede. Informações da BBC News [27/10/06].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem