Sábado, 22 de Setembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1005
Menu

INTERESSE PúBLICO > COSTA DO MARFIM

Caso de jornalista franco-canadense sem respostas

29/07/2008 na edição 496

O juiz francês que está investigando o desaparecimento do jornalista franco-canadense Guy-Andre Kieffer, na Costa do Marfim em 2004, decidiu pedir na semana passada os documentos sobre o caso ao gabinete do presidente francês Nicolas Sarkozy. Kieffer nunca foi encontrado, mas investigadores franceses acreditam que ele tenha sido seqüestrado e assassinado. Ele estava no país para escrever uma matéria sobre corrupção na indústria de cacau.

Funcionários do gabinete de Sarkozy informaram que o juiz levou notas do serviço de inteligência e registros de comunicações diplomáticas, segundo artigo na AFP [23/7/08]. Para o irmão do repórter desaparecido, Bernard Kieffer, este fato reflete o interesse do juiz nas informações que as autoridades francesas possam ter.

No dia 12/7, autoridades da Costa do Marfim pediram que quatro consultores franceses fossem acusados do desaparecimento de Kieffer – como diretamente responsáveis ou como cúmplices. Um promotor público alegou que o jornalista recebeu ameaças deles. Em junho, dois juízes da Costa do Marfim envolvidos no caso foram a Paris.

Mistério

O caso é uma pedra no sapato nas relações entre os dois países. Investigadores alegam não suspeitarem que o presidente da Costa do Marfim, Laurent Gbagbo, esteja diretamente envolvido, mas outros funcionários do governo estão sendo investigados – especialmente os ligados à indústria do cacau.

Uma investigação maior sobre corrupção, ordenada por Gbagbo, está atualmente em andamento e já apontou ligações com 17 empresários de cacau, muitos deles ex-aliados do presidente e membros do seu partido. A Costa do Marfim produz cerca de 40% do cacau de todo o mundo e emprega seis milhões de pessoas.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem