Segunda-feira, 25 de Março de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1029
Menu

INTERESSE PúBLICO >

Chantagem, sexo, apresentador em apuros

Por Leticia Nunes, de Nova York em 06/10/2009 na edição 558

O apresentador americano David Letterman sabe como fazer piadas de situações embaraçosas para os outros. À frente do programa de entrevistas Late Show with David Letterman, na CBS desde 1993, ele tem experiência em tiradas afiadas sobre personagens de escândalos. Foi por isso que, na semana passada, quando anunciou, durante o programa, a tentativa de chantagem que sofreu por ter tido relações sexuais com integrantes de sua equipe, a platéia pensou se tratar de mais uma brincadeira.

A cada frase de Letterman sobre a operação montada para flagrar o chantagista, que ameaçava levar a público ‘coisas terríveis’ que o apresentador teria feito, o público gargalhava. A ficha pareceu cair quando ele explicou o que eram as ‘coisas terríveis’ e disse que, sim, as relações com as funcionárias eram verdadeiras. Com o clima já mais pesado, ele não perdeu a piada. Afirmou que o caso era embaraçoso, ‘especialmente para as mulheres’, que não iria identificar. E novamente a confusa platéia caiu na gargalhada.

Chegou-se à conclusão, no dia seguinte à confissão, feita na quinta-feira [1/10], que uma das mulheres é a assistente Stephanie Birkitt, que por anos apareceu no programa participando das brincadeiras do chefe. Stephanie foi identificada como ex-namorada do produtor da CBS News Robert Halderman, apontado como o chantagista. Letterman recebeu um envelope com a ameaça de tornar a relação pública se não recebesse US$ 2 milhões. Como prova da relação, Halderman teria um diário de Stephanie.

Questão ética

Ao longo do fim da semana, o episódio virou debate nos jornais e programas de TV americanos. Letterman, que atualmente experimenta aumento de sua audiência e tem contado com entrevistados de peso – nas últimas duas semanas, conversou com Barack Obama, Bill Clinton e Madonna –, surpreendeu por sempre ter adotado discrição em sua vida privada. Aliás, a vida do apresentador sempre pareceu calma demais para o padrão das celebridades. Há 23 anos, Letterman tem a mesma namorada, com quem casou no início de 2009. Os dois têm um filho de cinco anos. E é isso.

Discute-se o futuro da carreira do apresentador; especula-se se o escândalo irá prejudicá-lo, ou, ao contrário, aumentar ainda mais seu prestígio com o público; e levantam-se as questões éticas que envolvem o caso. Letterman não é contratado direto da CBS; sua companhia, Worldwide Pants, produz o programa. Mas, ainda assim, cabe à emissora determinar o que é ou não aceitável nas relações entre os funcionários dos programas que exibe – e, principalmente, das relações entre chefes e subordinados. Mas, como aponta a crítica de TV do New York Times, Alessandra Stanley [3/10/09], a CBS não deve criar muito problema, já que seu presidente, Leslie Moonves, teve um longo relacionamento com a jornalista Julie Chen, âncora do telejornal Early Show, antes de casar com ela em 2004.

Piadas

Fato é que Letterman agiu corretamente ao denunciar a chantagem às autoridades e falar abertamente sobre ela a seu público, o que parece ter amenizado, e muito, o estrago que a história poderia causar à sua reputação. O comportamento ‘terrível’ ficou para Halderman, que foi preso e teve que pagar US$ 200 mil de fiança.

O apresentador só não escapou das tiradas afiadas de seus concorrentes. Jay Leno, que até mudar de horário era o principal rival de Letterman, anunciou a seu público: ‘Se vocês vieram aqui esta noite para sexo com um apresentador de talkshow, estão no estúdio errado’. Jimmy Fallon, da NBC, disse que havia um novo livro intitulado ‘Por que as mulheres fazem sexo’ com uma lista de 237 razões para as mulheres terem relações sexuais, ressaltando que Letterman conhece as 10 principais – em referência a um quadro de seu programa chamado ‘Top 10’. Na HBO, Bill Maher afirmou nunca ter feito sexo com integrantes de sua equipe. ‘Com convidadas, claro, mas não com as funcionárias’. Com informações do Observer [4/10/09].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem