Quarta-feira, 17 de Outubro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1009
Menu

ENTRE ASPAS >

Comunicação rápida, versátil e importante

Por Francisco Djacyr S. de Souza em 10/11/2009 na edição 563

É inegável e irrefutável a força que o rádio tem na nossa sociedade, pois as mensagens do rádio são sempre fortes e chegam a todos os lugares de nosso país. Mesmo desprezado por outras mídias, o rádio continua sendo o meio de comunicação mais forte em função de sua visão sempre presente no sentido da mensagem rápida, versátil e importante para todos os que ouvem rádio.

A força do rádio precisa ser reconhecida pelos empresários, que devem investir neste meio e procurar sempre buscar uma forma de fazer com que este cresça e seja cada vez mais enaltecido na comunicação. O rádio precisa ser valorizado pelos empresários, precisa ser acreditado pelos que o administram e precisa de muita união de seus usuários para que sua comunicação seja forte, altiva e cada vez mais crescente em todos os segmentos da sociedade.

O rádio tem sido sempre um meio de comunicação que continua forte e firme em todos os lares e está conosco nos locais de trabalho, no lazer e no cotidiano de grande maioria dos brasileiros. A força do rádio é grande e precisa ser cada vez mais divulgada para o bem da comunicação e de seus usuários.

Os problemas do meio rádio existem e precisam ser debatidos, discutidos e passíveis de soluções para que haja um crescimento forte do setor e a comunicação seja cada vez mais melhorada e efetuada com eficiência. O rádio é um meio de comunicação presente em todos os lares e, por isso mesmo, tem uma importância vital no cotidiano dos indivíduos de todos os setores sociais. O rádio tem grandes contribuições para nossa sociedade e merece respeito, consideração e desejo de crescimento.

Fonte de informação e lazer

Os usuários da comunicação precisam se unir na busca de uma comunicação ética, verdadeira e fortalecedora da cidadania para que todos os indivíduos possam ouvir o rádio em seus lares com respeito e consideração. Os que fazem o rádio precisam acreditar na sua força e fazer cada vez mais uma comunicação que seja respeitosa para com os ouvintes dando aos mesmos oportunidades de dizerem o que pensam da vida, das convenções sociais, da política e possam exercer cidadania na comunicação e no cotidiano de cada indivíduo que povoa nossa sociedade.

O rádio cada vez mais se consolida como meio de comunicação forte, altivo e verdadeiro, pois mesmo com o abandono e desrespeito de muitos setores da mídia é grande o número de usuários – ouvintes e um fenômeno de comunicação e participação popular. Temos certamente muitos ouvintes que muitas pesquisas não conseguem captar, pois a comunicação do rádio é silenciosa em alguns momentos. A comprovação da fortaleza do rádio seria provada desde que se abrissem espaços para discussão de sua eficiência, valor e presença na vida de nosso povo.

O rádio tem uma importância muito grande na vida das pessoas, pois acompanha muitos que não têm oportunidade de ler um jornal ou revista. Sua comunicação chega a todos os lares com eficiência e ajuda plenamente na formação dos indivíduos. Muitas pessoas têm apenas o rádio como fonte de informação e lazer. A força do rádio deve ser enaltecida pelos cidadãos de forma a mostrar para todos que o rádio é certamente o meio de comunicação mais versátil, mais verdadeiro e, sobretudo, mais companheiro dos indivíduos.

Comunicação verdadeira e cidadã

A política sempre acompanhou o rádio como meio de comunicação. O rádio fez pessoas no mundo político e deu a estas a certeza de que é a partir do rádio que a comunicação é possível e cada vez mais importante na vida de nossa sociedade. A vida econômica tem no rádio forma de explicação dos processos que se dão no cotidiano das pessoas que passam a entender os fenômenos da economia via rádio.

É preciso que o rádio conquiste novas inovações, mas não perca o companheirismo que sempre foi sua característica para seus usuários e para os que o fazem. Rádio é comunicação verdadeira, companheira e, sobretudo, cidadã. Obrigado, amigo rádio, por tudo que tens feito por nossa sociedade…

******

Vice-presidente da Associação de Ouvintes de Rádio do Ceará, Fortaleza, CE

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem