Sábado, 18 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

INTERESSE PúBLICO > RECORD NEWS

Diversidade e qualidade noticiosa

Por Alberto Dines em 28/09/2007 na edição 452

O início das transmissões da Record News, quinta-feira (28/9) à noite, tem todas as condições para converter-se em marco de um novo capítulo no telejornalismo brasileiro. A concorrência em jornalismo significa diversidade e a diversidade só se torna visível através da disputa pela qualidade noticiosa.


O discurso inaugural do bispo Edir Macedo contra o monopólio da informação (evidentemente dirigido à TV Globo) só poderá ser levado a sério se a nova emissora esquecer a retórica e comprometer-se com um padrão de jornalismo livre de apelações populistas, livre do partidarismo político e do proselitismo religioso.


Se a nova emissora transformar-se em porta-voz do senador Marcelo Crivella, defensor intransigente de Renan Calheiros, é evidente que o monopólio da informação televisiva vai continuar.


Quando o governo Lula precisou escolher a presidente da nova Rede Pública de TV, foi buscá-la onde? Na concorrente da nova emissora, a Globo News.


Quando a Record ostentar em seus quadros profissionais como Teresa Cruvinel então teremos um telejornalismo verdadeiramente diversificado e competitivo.

Todos os comentários

  1. Comentou em 29/09/2007 José Orair Silva

    Saudemos o novo Dines que, ao desancar antecipadamente a emissora do bispo está admitindo a existência de um monopólio da informação televisa e a possibilidade de um telejornalismo verdadeiramente diversificado e competitivo com a ida de Teresa Cruvinel para a TV pública. Para quem vinha se notabilizando por uma defesa intransigente da imprensa livre, plural e isenta, já houve um grande progresso…

  2. Comentou em 29/09/2007 Fabio Passos

    Espero que a Record News tenha sucesso fazendo jornalismo. A Rede Globo não faz jornalismo. A Rede Globo é uma organização corrupta e anti-democrática, cujo objetivo é sustentar o apartheid social no Brasil. Um plebiscito para revogar a concessão pública explorada pelos Marinho seria ótimo para a nossa democracia.

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem