Sábado, 25 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

INTERESSE PúBLICO > CENSURA

Enciclopédia virtual bloqueada na China

21/10/2005 na edição 351

A Wikipedia, enciclopédia online de conteúdo livre, foi bloqueada em diversas províncias chinesas, incluindo Xangai. Desde o dia 18/10, internautas que tentam acessar o sítio encontram uma mensagem de erro. Sucesso na China, a enciclopédia cujos verbetes são feitos pelos próprios usuários já havia sido bloqueada provisoriamente em junho e setembro de 2004 por conteúdo político dissidente.


Segundo a organização Repórteres Sem Fronteiras [21/10/05], as autoridades chinesas censuraram a enciclopédia da mesma forma como censuram outros milhares de sítios com informações que vão de encontro à propaganda oficial do país ou que contenham assuntos sensíveis como Tibet e direitos humanos na China.


Paradoxalmente, no mesmo momento em que censura a enciclopédia online, o país começa a levantar abertamente o debate sobre democracia, com a publicação do primeiro documento sobre o tema, em 19/10. Com o título ‘A construção da democracia política na China’, o texto aborda questões sobre direitos humanos e democracia em áreas rurais e urbanas.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem