Terça-feira, 25 de Setembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1005
Menu

INTERESSE PúBLICO > CONTRA O FEITICEIRO

Exército dos EUA divulga vídeo de terrorista trapalhão

09/05/2006 na edição 380

Uma gravação de vídeo divulgada pelo terrorista jordaniano Abu Musab al Zarqawi o mostrava com postura e comportamento de líder, imponente, vestido de preto, dando tiros com um revólver. Mas em fragmentos do mesmo vídeo, divulgados pelo Exército americano na quinta-feira passada (4/5), a figura é outra: Zarqawi aparece pouco familiarizado com o funcionamento da arma, pedindo ajuda a assessores e usando confortáveis tênis brancos.

Representante da al-Qaeda no Iraque, Zarqawi é o principal inimigo dos EUA no país. Segundo o general Rick Lynch, porta-voz do Exército americano, tropas dos EUA encontraram a fita com as imagens brutas junto com outros documentos durante uma busca em Yusufiya, cidade ao sul de Bagdá vista como simpática à insurgência. Os militares divulgaram as imagens durante um informe à imprensa, em Bagdá, com o objetivo de usar a propaganda do terrorista contra ele próprio.

Tênis confortáveis

Em uma das cenas, Zarqawi parece confuso com o funcionamento da arma, sem saber como colocá-la no modo automático. Atrás da câmera, um assessor do terrorista ordena que outro vá ajudá-lo. Um homem então aparece em cena e mexe na arma para que o líder possa atirar em rajadas.

Outra seqüência mostra Zarqawi entregando a arma para outros assessores e andando em passos largos, o que revela que, por baixo de seu uniforme de guerrilheiro, o terrorista usa tênis de corrida brancos. Pouco depois, um insurgente aparece e pega a arma pelo cano, sem lembrar que ela estava muito quente, e atrapalhadamente deixa cair o objeto no chão.

Junto com a fita de vídeo, os militares americanos dizem ter encontrado também planos para matar xiitas. Zarqawi, um sunita, há tempos declarou guerra aos xiitas, que considera infiéis. O terrorista e sua organização já assumiram a responsabilidade por diversos atentados a bomba em carros, decapitações e outras atrocidades, muitas das quais foram filmadas, divulgadas na internet e exibidas em canais de televisão por satélite árabes.

Farsa

Os trechos da gravação divulgados na semana passada não foram mostrados pela al-Jazira. A al-Arabiya não exibiu as imagens, mas as mencionou durante um noticiário. As cenas do terrorista atrapalhado foram divulgadas, entretanto, pela TV estatal iraquiana.

O Exército americano justificou a exibição do vídeo como uma tentativa de mostrar que Zarqawi é uma farsa que não consegue nem ao menos manusear uma arma simples e anda pelo deserto em confortáveis calçados ocidentais. Informações de Richard A. Oppel Jr. e David S. Cloud [The New York Times, 5/5/06].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem