Terça-feira, 25 de Setembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1005
Menu

INTERESSE PúBLICO > HOLLYWOOD

Filme recebe críticas por ofender deficientes mentais

15/08/2008 na edição 498


Diversos grupos americanos de defesa a portadores de deficiência estão planejando boicotar o filme Tropic Thunder (Trovão Tropical, tradução livre) por considerarem o longa uma ofensa a deficientes mentais, noticia Michael Cieply [New York Times, 11/8/08]. ‘Pedimos às pessoas que não assistam ao filme’, alertou o presidente das Olimpíadas Especiais, Timothy P. Shriver.


O filme gerou críticas pelo uso excessivo da palavra ‘retardado’ para se referir ao personagem de Ben Stiller, que interpreta um ator em busca de um Oscar. Shriver chegou a pedir membros do Congresso que condenem o que ele classifica como ‘incitação ao ódio’. ‘O mais decepcionante é que ninguém captou isto’, desabafou Shriver, referindo-se à falta de atenção aos portadores de deficiência mental.


Em declaração, Chip Sullivan, porta-voz da DreamWorks, alegou que o longa é restrito a maiores de 17 anos e que ‘satiriza o excesso de Hollywood ao mostrar personagens caricaturizados em situações ridículas’. Segundo ele, não houve intenção de prejudicar os portadores de necessidades especiais, reforçando, no entanto, que nenhuma mudança será feita no filme.


Desde abril, a DreamWorks e a Paramount vêm exibindo trailler do filme, porém as reclamações formais só começaram a surgir recentemente. Stiller e Stacey Snider, executivo-chefe da unidade da Dreamworks, alegam que o filme é cômico e não teve o objetivo de atingir os deficientes, mas sim ironizar os atores que fazem de tudo para alavancarem suas carreiras.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem