Segunda-feira, 23 de Setembro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1055
Menu

ENTRE ASPAS >

FNDC reelege coordenação nacional

04/08/2009 na edição 549

Entidades e seus representantes na Coordenação Executiva do FNDC foram mantidos nas eleições do Fórum realizadas no Rio de Janeiro no último final de semana. O núcleo coordenador do FNDC ganhou mais um componente.


Reunido em sua XV Plenária, no Rio de Janeiro, nos dias 31 de julho e 1º de agosto, o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) elegeu direção para o biênio 2009/2011. À Coordenação Executiva do FNDC foram reconduzidos os representantes da Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj Celso Augusto Schröder; da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária – Abraço, José Luiz Nascimento Sóter; da Associação Nacional das Entidades de Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões – Aneate, Berenice Mendes Bezerra; do Conselho Federal de Psicologia – CFP, Roseli Goffman; Federação Interestadual dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão – Fitert, Nascimento Silva.


Foi aprovada, por consenso, a ampliação da Coordenação Executiva do FNDC, que ganhou mais uma entidade. A medida será referendada na próxima Plenária do Fórum. Quem ocupa a nova vaga, nesta gestão, é a CUT, na pessoa da secretária nacional de comunicação da Central, Rosane Bertotti.


A XV Plenária do FNDC reuniu no Rio participantes de 42 entidades nacionais e regionais e de 10 comitês do Fórum. Quatro novas entidades nacionais que representam milhares de trabalhadores – União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Federação Nacional dos Empregados em Empresas e Órgãos Públicos e Privados de Processamento de Dados, Serviços de Informática e Similares (Fenadados) e Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub), associaram-se ao Fórum na luta pela democom.


Convidada


A economista Ana Toni, representante da Fundação Ford (FF) no Brasil, apoiadora do FNDC, convidada à abertura da plenária, ressaltou a parceria da entidade com os mecanismos de participação democrática e o desafio da Fundação em tratar da Comunicação. Ana destacou que a FF entende que a área da Comunicação é um dos pilares fundamentais para consolidação da democracia no Brasil. Ressaltou sua percepção sobre a dificuldade de dialogar sobre a mídia, que ainda se apresenta muito polarizada no país.


Resultados


Os participantes discutiram as ações do FNDC no contexto atual da Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), debateram e votaram as 19 teses propostas pelas entidades e comitês do Fórum. A Secretaria Executiva do FNDC dará início, agora, à sistematização das resoluções da plenária, que serão publicadas posteriormente.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem