Domingo, 16 de Dezembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1017
Menu

INTERESSE PúBLICO >

Foto de seleção de basquete gera polêmica

15/08/2008 na edição 498


A seleção olímpica de basquete da Espanha posou para uma foto publicitária fazendo um gesto que gerou polêmica: puxando os olhos como se fossem chineses. José Calderón, estrela do time, defendeu a atitude, alegando que não houve teor racista. No anúncio, que foi divulgado no jornal Marca, os jogadores de olhos puxadas estão sobre um dragão desenhado na quadra de basquete.


‘O que aconteceu durante a sessão de fotos é que o time da Espanha foi solicitado por um dos nossos patrocinadores para fazer o gesto, referindo-se à participação nas Olimpíadas de Pequim’, justificou. ‘Nos pareceu apropriado e algo que nunca soaria racista. Entretanto, não foi assim que a mídia européia interpretou. Quero dizer que respeito os orientais e alguns de meus melhores amigos em Toronto são de origem chinesa’. Calderón joga em um time do Canadá; além dele, Pau Gasol, também da seleção espanhola, integra uma equipe americana. Gasol chegou a pedir desculpas aos chineses.


Madri é uma das quatro cidades finalistas para os Jogos de 2016, concorrendo com Chicago, Tóquio e Rio de Janeiro. O Comitê Olímpico Internacional irá anunciar a cidade-sede em outubro. Informações da AFP [13/8/08].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem