Quinta-feira, 27 de Junho de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1043
Menu

INTERESSE PúBLICO >

Governo pede instalação de software em computadores

10/06/2009 na edição 541

A censura da China à internet está cada vez mais sofisticada. Agora, o governo chinês quer forçar fabricantes de computadores a instalar, a partir de julho, um software para filtrar informações consideradas não apropriadas pelo Partido Comunista. ‘É um cenário digno de Big Brother’, afirmou a Repórters Sem Fronteiras [8/6/09]. ‘Primeiro, temos a prisão de blogueiros dissidentes e agora a vigilância nos próprios computadores. É uma ameaça à liberdade de expressão’.


O ministério da Tecnologia da Informação da China afirmou que as empresas fabricantes de computadores receberam, em maio, um alerta de seis semanas para instalar o software – chamado Green Dam. Pago pelo governo, o software ligaria os computadores a um banco de dados atualizado de sítios proibidos e bloquearia, portanto, seu acesso a eles. O governo alegou que o Green Dam tem a intenção de proteger os jovens de conteúdo ‘prejudicial’ online.


O programa já foi instalado, desde março, em 518 mil computadores escolares. As empresas Lenovo, Inspur e Hedy aparentemente já instalaram o software em 52 milhões de computadores. Às vésperas do 20º aniversário do massacre da Paz Celestial, o governo censurou (http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=540MON013) qualquer referência ao evento, bloqueando sítios e redes sociais.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem