Domingo, 21 de Outubro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1009
Menu

INTERESSE PúBLICO >

Grades das emissoras mudam em função do fuso

Por Tela Viva News em 08/04/2008 na edição 480

Começam a valer na terça (8/4) as regras da Portaria 1.220/2007 do Ministério da Justiça para todo o Brasil, especialmente na região Norte e alguns estados do Centro Oeste, onde a aplicação dos horários de classificação indicativa estavam suspensas. Isso significa que, para manterem a mesma programação que transmitem em outros estados, as emissoras terão que atrasar a programação em uma ou duas horas, em função do fuso horário. Com isso, a exibição deixa de ser simultânea em todo o Brasil.


As emissoras tentaram argumentar com o Ministério da Justiça que a aplicação de horários diferenciados causaria inconveniente ao telespectador destas localidades, já habituados com o fato de os programas serem exibidos uma ou duas horas antes do horário de Brasília. Argumentaram também que os telespectadores tenderão a assistir aos seus programas nas parabólicas, para manter a simultaneidade com o restante do país, e isso prejudicaria as afiliadas locais. Mas o Ministério da Justiça argumenta que as regras de classificação indicativa têm que ser dadas de maneira isonômica em todo o território nacional.


As emissoras esperam, agora, que projetos de lei unificando os fusos da Região Norte facilitem um pouco a aplicação de grades de programação diferenciadas.


Globo


As afiliadas da TV Globo nos estados com fuso horário diferenciado terão sua programação atrasada em uma ou duas horas em relação à rede nacional. Com isso, a rede passa a ter duas grades de programação básica com mudanças de horário. As emissoras da Rede Globo nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima, Rondônia, Acre, Amazonas e oeste do Pará terão uma grade de programação básica diferenciada em relação ao restante do país. No caso da TV Acre de Boa Vista, onde o fuso é de duas horas, a programação será pré-gravada e exibida em horário local.


Haverá inversão no horário de exibição de alguns programas. O Bom Dia Praça, por exemplo, será exibido após o Bom Dia Brasil; o Praça TV 1ª edição vai ao ar após o Jornal Hoje; e a novela das sete, após o Jornal Nacional. Os jogos de futebol das quartas-feiras serão provisoriamente exibidos com atraso e em compacto. No domingo a grade será a mesma para todo o Brasil, no caso da Globo.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem