Sábado, 25 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

INTERESSE PúBLICO > ORIENTE MÉDIO

Hamas inaugura canal de televisão

12/01/2006 na edição 363

A al-Aqsa Television, emissora de TV do grupo militante islâmico Hamas, começou a transmitir diretamente da Faixa de Gaza no sábado (7/1). Fathi Hammad, líder político do grupo, afirmou na segunda-feira (9/1) que o canal ajudaria a divulgar os princípios políticos e ideais islâmicos para desafiar ‘a cultura ocidental que invadiu nosso território’. O Hamas concorre, pela primeira vez, às eleições parlamentares palestinas, previstas para acontecer no dia 25/1. Estima-se que o grupo receba mais votos do que o Fatah, principal partido político da Palestina.


Embora seja conhecido em todo o mundo como um grupo militante declaradamente a favor da destruição de Israel, o Hamas é admirado por muitos palestinos por seu trabalho de caridade em Gaza e na Cisjordânia, e por sua reputação de integridade – que contrasta com a luta da Autoridade Palestina para sanar a corrupção em muitas de suas instituições. O grupo já matou dezenas de israelenses em ataques a bomba suicidas, que têm como objetivo vingar os assassinatos de palestinos civis e líderes militantes por israelenses.


Atualmente, a programação do novo canal é de apenas uma hora diária, onde são recitados versículos do Alcorão, mas o plano de Hammad é preencher a programação em horário regular daqui a um ou três meses. A Cisjordânia e Israel também recebem o sinal da emissora. ‘A televisão do Hamas vai espalhar consciência para os temas essenciais do direito de retorno dos refugiados palestinos, de Jerusalém e do direito de posse dos palestinos a sua terra’, declarou Hammad. No ano passado, helicópteros de Israel atacaram com foguetes a estação de rádio do grupo, Voz de al-Aqsa, destruindo sua redação e por pouco não matando seus funcionários. Informações da Reuters [9/1/06].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem