Quarta-feira, 25 de Abril de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº984
Menu

INTERESSE PúBLICO > 1º DE ABRIL

Imprensa prega peças criativas no Dia da Mentira

02/04/2008 na edição 479

As tradicionais brincadeiras de 1º de abril ganharam a imprensa de diversos países nesta terça-feira, com histórias esdrúxulas e muito bom humor. A estação de rádio australiana 2UE noticiou que o papa Bento 16 celebraria uma missa especial para os homossexuais em sua visita ao país, marcada para julho próximo. Já o jornal britânico Daily Telegraph publicou fotos de pinguins voando para a Amazônia. Outros diários repercutiram a pauta absurda de que a BMW teria inventado um modelo de carro que eletrocutaria cães que tentassem se aliviar em seus pneus.


Sarkozy esticado


Aproveitando a tão comentada visita de Nicolas Sarkozy à rainha Elisabeth, na semana passada, a imprensa britânica resolveu implicar com o presidente francês. O tablóide Sun brincou com a baixa estatura do político. Sob a manchete ‘Médicos vão esticar Sarkozy’, o jornal dizia que o presidente – que em Londres usou saltos embutidos nos sapatos, ao contrário de sua mulher, a ex-modelo Carla Bruni, que adotou os sapatos baixos – ‘se submeterá a uma cirurgia pioneira de esticamento em uma tentativa de ficar mais alto’.


O texto citava um suposto porta-voz do governo francês chamado Luc Bigger (nome que soaria como ‘Pareça Maior’) explicando o procedimento: ‘o paciente é esticado em uma cama com tração por diversas horas, e suplementos de cálcio são injetados nos ossos perto das juntas’. O Sun levou a piada tão a sério que chegou a publicar fotos e um desenho mostrando a tal cama com tração.


Já o Guardian, caçoando da fama de sofisticação dos franceses, reportou que o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, teria recrutado a nova primeira-dama da França para dar lições de estilo aos ingleses. ‘O bom gosto e a sofisticação continentais deveriam ser direito de todos, diz premiê’, afirmava a manchete do diário. Um artigo assinado por Avril de Poisson (poisson d´avril é o ‘primeiro de Abril’, em francês) encorajava os pais no Reino Unido a ‘servir pequenas quantidades de vinho tinto com as refeições para crianças a partir dos sete anos de idade’.


Relógio digital


O tablóide Daily Star, por sua vez, afirmou que o ator Daniel Craig, que interpreta James Bond no cinema, teria dito que gostaria que 007 ‘jogasse nos dois times’; enquanto o Daily Express informou que o tradicional monumento londrino Big Ben estaria usando um relógio digital enquanto seu relógio original passa por um conserto.


Na França, o treinador da seleção de futebol nacional, Raymond Domenech, deu um susto nos amantes do esporte ao anunciar em um vídeo na internet que o time havia decidido abandonar o campeonato Euro 2008. ‘Nós pensamos bastante e foi muito difícil, mas qual o sentido em levar uma equipe francesa ao campeonato se ela não é competitiva?’, dizia ele na brincadeira.


Não parece, mas é


Já a revista britânica New Scientist nadou contra a corrente: publicou em seu sítio notícias tão bizarras que só poderiam ser piadas de 1º de abril, mas eram verdadeiras. Uma delas falava sobre um estudo conduzido por físicos italianos que teriam descoberto uma explicação para os poltergeist – aqueles fenômenos em que objetos se movem sozinhos. A outra abordava uma cirurgia em que seria possível transformar braços em asas. ‘São piadas de 1º de abril de mentira’, brincou a publicação. Informações da AFP [1/4/08].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem