Terça-feira, 23 de Abril de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1033
Menu

INTERESSE PúBLICO >

Jornais britânicos lutam entre si – e contra o lixo

26/04/2007 na edição 430

A guerra dos jornais gratuitos britânicos foi parar na internet. A Associated Newspapers, que publica o London Lite, colocou no YouTube um vídeo que, alega, mostraria distribuidores do rival The London Paper jogando fora ‘milhares de cópias’ do jornal. Em resposta, a News International, que publica o London Paper, afirmou ter provas fotográficas de distribuidores do concorrente jogando no lixo exemplares do London Lite e da seção imobiliária do Evening Standard, título pago da Associated.


O vídeo da Associated teria sido feito por um investigador particular. Após a divulgação, a News International afirmou que entregou suas fotografias para executivos da empresa rival em março. Ambas as companhias disseram também ter filmado ou fotografado seus próprios distribuidores, além dos do jornal concorrente.


Porquinhos


O London Lite e o London Paper foram lançados com poucos dias de diferença, em setembro do ano passado. Os dois são distribuídos à noite, quando as pessoas saem do trabalho, e os dois sofrem pressão do Conselho Municipal de Westminster por causa da quantidade de papel que fica jogado nas ruas de Londres após sua distribuição. São pelo menos quatro toneladas de jornais jogados fora todas as noites.


O conselho já chegou a pedir às editoras que financiem o custo de criação de um sistema de limpeza e manutenção de lixeiras de reciclagem, caminhões de lixo e garis, estimado em 500 mil libras. A proposta não deu certo. ‘Juntos, eles [os jornais] ofereceram menos da metade da quantia que pedimos. Achamos que eles não estão levando isso muito a sério’, afirmou um porta-voz do conselho.


Estima-se que os jornais gratuitos noturnos gerem um quarto de todo o lixo da região central de Londres. Muitas vezes eles não podem ser levados para reciclagem porque acabam misturados com outros tipos de lixo. Os dois títulos começaram a circular, em 2006, com cerca de 370 mil cópias diárias, mas o London Paper aumentou sua produção para 502 mil exemplares por noite – 100 mil a mais que o London Lite, de acordo com o Audit Bureau of Circulations. Informações de Andrew Edgecliffe-Johnson [The Financial Times, 24/4/07].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem