Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Jornais se unem para combater agregadores de notícias

Os jornais The Washington Post, The New York Sun e The Daily Oklahoman contrataram um agregador de notícias online, o Inform.com (http://inform.com), para localizar centenas de notícias e sítios e fornecer conteúdo relacionado aos artigos que aparecem em seus sítios. Os links para as matérias de outros sítios ou até mesmo de blogs aparecerão em uma caixa ao lado do artigo do sítio original ou no próprio texto da matéria.

A medida não é um resultado de cooperação na indústria dos jornais, mas um ataque a agregadores de notícias do Google e Yahoo!, que vêm tirando leitores e anunciantes dos jornais nos últimos anos, noticia Bob Tedeschi [The New York Times, 31/7/06]. ‘Isto nos permite ser um sistema de busca’, informou Kelly Dyer Fry, diretora de multimídia da Opubco Communications Group, que publica o Oklahoman e seu sítio, o NewsOK.com. ‘Funciona como se tivéssemos contratado 30 mil jornalistas, porque agora divulgamos a matéria e tudo o que o mundo está falando sobre ela.’

Até então, os jornais eram relutantes em direcionar leitores para fora de seus sítios. O acordo com o Inform.com é um indicador de que os jornais estão reconsiderando suas posições sobre como competir – e cooperar – com outros publishers. ‘Há cinco anos, todos diriam para manter seus leitores em seu sítio, sem links para outros sítios. Mas, ultimamente, as pessoas irão onde elas querem ir’, afirmou Caroline H. Little, publisher do Washingtonpost Newsweek Interactive, divisão online do grupo Washington Post Company.

De acordo com a Associação de Jornais dos EUA (ANJ), cerca de 5,5% dos lucros da indústria dos jornais vêm das suas divisões online. ‘Os sítios têm muito conteúdo, mas apresentam dificuldades em ajudar pessoas a ver o que tem neles’, opinou Greg Sterling, analista de mídia online. ‘Isto cria mais oportunidades para os leitores aprofundarem em um tema, o que significa mais oportunidades de lucro publicitário.’