Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1066
Menu

INTERESSE PúBLICO >

Jornal cristão punido por publicar palavra ‘Alá’

01/01/2008 na edição 466

O governo da Malásia proibiu a publicação de uma seção do jornal católico The Herald por usar a palavra ‘Alá’. Segundo Augustine Julian, representante da Conferência dos Bispos Católicos, o Ministério da Segurança Nacional ordenou em 10/12 a proibição de artigos no semanário escritos em malaio. ‘O governo não quer que nós [cristãos] usemos a palavra Alá. Mas isto é contrário à constituição, que garante a liberdade religiosa’, afirmou. De acordo com o padre Lawrence Andrew, editor do Herald, o jornal busca na justiça o direito de usar a polêmica palavra.

Segundo Mohamad Johari Baharum, do Ministério, o termo deve ser usado somente ao se referir ao Islã, para evitar ‘confusão’. ‘Apenas muçulmanos podem usar a palavra Alá. Não é correto que ela seja publicada pelo católicos’, afirmou, citado pelo jornal online Malaysiakini. De acordo com Julian, líderes da igreja católica usam o termo – que significa Deus e é usado pelos muçulmanos para descrever seu Deus – quando rezam missas em malaio ou publicam textos na seção do jornal que traz artigos escritos na língua malaia. ‘Nós seguimos a Bíblia. A Bíblia em malaio usa a palavra Alá para Deus. Se o governo acha que o termo cria confusão para os muçulmanos, deveria educar os muçulmanos’, alfinetou o padre.

Religião e língua são temas sensíveis no país. Críticos malaios expressam preocupação com a crescente polarização das três principais etnias, que hoje se misturam menos do que no passado. Eles temem também pelo aumento da ‘islamização’ na Malásia. Cerca de 60% da população de 27 milhões são muçulmanos. O Herald circula entre os 850 mil católicos do país, com artigos escritos em inglês, chinês, tâmil e malaio. Informações da AFP [27 e 28/12/07].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem