Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº969

INTERESSE PúBLICO > NOVAS MÍDIAS

Jornal mais antigo do mundo só em versão online

31/01/2007 na edição 418

O sueco Post och Inrikes Tidningar (PoIT), jornal mais antigo do mundo, trocou de vez o papel pela tela do computador, noticia Nicholas Chipperfield [AFP, 27/1/07]. Fundado em 1645 pela rainha Cristina, o diário deixou de publicar suas edições impressas e, a partir de 1º de janeiro, passou a existir apenas na versão digital.


Nos séculos 17 e 18, o PoIT era amplamente lido na Suécia, mas o número de leitores foi diminuindo à medida que jornais rivais foram lançados. A partir do século 19, o PoIT ficou limitado primordialmente à publicação de anúncios de empresas, do governo e de falências.


Passo natural


Mesmo sem cobrir notícias jornalísticas por mais de 100 anos, a Associação Mundial de Jornais reconhece o diário sueco como o mais antigo do mundo ainda em funcionamento. Nos últimos anos de publicação impressa, os anúncios públicos de empresas representavam mais da metade das páginas do jornal. A última edição em papel, no dia 29/12/06, teve tiragem de 1.500 cópias. Os principais assinantes do PoIT são bancos, cortes, advogados, bibliotecas e autoridades locais e nacionais.


Em seu formato eletrônico, o PoIT ainda permanece como órgão oficial de notícias do governo. ‘A mudança no formato é um novo processo; para alguns, possivelmente algo triste, mas também se trata de um passo natural’, afirma o novo editor-chefe, Roland Haegglund. ‘Isto vai definitivamente ampliar nosso número de leitores. Agora, qualquer um com acesso à rede pode ler o PoIT de graça’.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem