Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

INTERESSE PúBLICO > HOLANDA

Jornalista entra com bomba e drogas em avião

07/02/2008 na edição 471

Um jornalista conseguiu entrar com uma bomba falsa e drogas em aviões no aeroporto Schiphol, em Amsterdã, para comprovar como é falha a segurança no quarto mais movimentado aeroporto da Europa. O repórter investigativo Alberto Stegeman, do canal holandês SBS 6, usou o uniforme e o crachá de outro jornalista que conseguiu um trabalho como carregador de bagagem para inserir uma bomba falsa – com direito a timer digital e explosivos de mentira – dentro de um avião. ‘Quando você trabalha lá [no aeroporto], pode fazer qualquer coisa’, afirmou Stegeman.


Durante três meses, os dois jornalistas ainda conseguiram entrar e sair com drogas do aeroporto – entrando inclusive em cabines e outras áreas de aeronaves, porque é permitida, sem verificação, a entrada de pessoas uniformizadas nestes locais. Segundo Stegeman, apenas um em cada 20 funcionários passa por verificação de segurança quando entra no aeroporto. ‘Era inacreditável como era fácil’, declarou o repórter.


Investigação


O Partido GroenLinks, de oposição, propôs na quarta-feira (6/2), dia em que a reportagem seria exibida, um debate sobre as falhas denunciadas pelo jornalista. O ministro da Justiça holandês, Ernst Hirsch Ballin, ordenou uma investigação sobre a segurança no aeroporto. A mídia holandesa também deu grande destaque ao tema.


Um porta-voz do Schiphol afirmou que o sistema de segurança do aeroporto corresponde ao determinado pela regulação da União Européia. No ano passado, o Schiphol passou a usar novas máquinas em pontos de segurança para encontrar metais e explosivos escondidos sob roupas. Os aparelhos usam ondas de rádio inofensivas para escanear os passageiros – e os funcionários – dos pés à cabeça. Informações de Reed Stevenson e Richard Balmforth [Reuters, 6/2/08].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem