Tuesday, 19 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1279

Keila Jimenez


‘A Copa do Mundo da Alemanha, em 2006, pode ganhar um personagem especial na TV: Barbada. Projeto do cartunista Peron – criador do personagem Pacheco, o Camisa 12, um dos símbolos da Copa de 82 -, a série Barbada e Sua Turma tem grande chances de emplacar no SBT.


A idéia de Peron é reviver com muito humor os títulos mundiais conquistados pela seleção brasileira nas copas do mundo de futebol.


O personagem principal do projeto, Barbada, é um torcedor crítico e apaixonado. Tudo em sua vida tem a ver com futebol. Mora na Vila Maracaembu e seus filhos se chamam: Penta, Tetra, Bi e Campeão. Sua empregada é Fifa e seu vizinho, um argentino muito do chato, batizado de De la Rua.


Barbada é o típico torcedor brasileiro: reclama, entende sempre mais de futebol que o técnico da seleção e morre de amores pelo time.


A série, que terá atores vivendo os personagens, reúne ao todo 87 episódios, desses, cerca de 50 roteiros já foram escritos.


A Globo chegou a se interessar pela proposta, que tinha o apoio de Chico Anysio na emissora, mas acabou desistindo. Peron agora negocia com o SBT que, se aceitar, pode colocar a série no ar ainda este ano. Moacyr Franco está envolvido no projeto.


Além dos episódios, Barbada e Sua Turma também terá vinhetas em animação exibidas durante os intervalos comerciais. Vale lembrar que até agora só a Globo tem os direitos de transmissão da Copa de 2006.’



TV RECORD


Daniel Castro


‘Record veta ‘mensalinho’ em programas’, copyright Folha de S. Paulo, 7/10/05


‘A Record adotou norma interna que determina que todo diretor de programa que for empresário, assessor ou tiver outros vínculos com artistas será afastado do cargo. A medida, segundo a emissora, visa evitar favorecimentos. Internamente, está sendo chamada de ‘anti-mensalinho’, porque empresários cobram pelo menos 20% de comissão sobre cachês dos artistas que representam.


A primeira (e até agora única) ‘vítima’ da proibição foi Vildomar Batista, que há três semanas deixou de ser diretor do ‘Show do Tom’ e, embora tenha contrato até 2007, está sem programa.


Batista mantém há dez anos um escritório de agenciamento, a WB Produções Artísticas. Ele teria intermediado a contratação pela Record de pelo menos três artistas (Tiririca, Pedro Manso, que imita Fausto Silva, e o ex-’Big Brother’ Kléber Bambam) que integram o elenco do ‘Show do Tom’.


O empresário nega que tenha sido afastado do ‘Show do Tom’. ‘Fui eu quem pedi afastamento. Achava que o caminho que o programa tomou não é o ideal’, diz.


Batista afirma que, do elenco do ‘Show do Tom’, só é empresário de Pedro Manso, cuja contratação, diz, foi pedida por Tom Cavalcante. Segundo Batista, Manso foi contratado pela Record há oito meses, três meses antes de passar a ter vínculos formais com a WB.


Ele diz que não é empresário de Tiririca nem de Bambam, que não é contratado fixo da emissora.


OUTRO CANAL


Multimídia O SporTV, da Globo, quer deixar de ser ‘apenas’ um canal esportivo. Iniciou um trabalho que visa, em 2007, licenciar os primeiros produtos (esportivos) com sua marca. Em 2012, o plano é que seja conhecido como uma marca de esporte, não só de televisão.


Cenário Com as presenças das atrizes Carolina Oliveira e Letícia Sabatella, a Globo inaugura segunda-feira, na estação de metrô República, em São Paulo, exposição com pedaços de cenários e figurinos usados em ‘Hoje É Dia de Maria 2’. O espaço terá iluminação especial e um painel, inspirado no filme ‘Metrópolis’, igual ao da microssérie, pintado pelo artista plástico Clécio Regis.


Coletiva Pela primeira vez, a Globo fará festa de lançamento de um programa em Brasília: a minissérie ‘JK’ (em 13 de dezembro).


Nasce uma estrela A ex-modelo e apresentadora Fernanda Lima ainda está longe de ser considerada boa atriz, mas a Globo avalia que ela tem ‘química’ com Bruno Garcia, com quem divide o principal romance de ‘Bang Bang’. Ou seja, não compromete.


Loira x morena Está de volta a antiga rivalidade entre Luciana Gimenez (Rede TV!) e Adriane Galisteu (ex-Rede TV!). A direção da Rede TV! comemorou o fato de o ‘Superpop’ ter dado sete pontos, apenas dois pontos a menos do que o ‘Charme’ (SBT), enquanto os dois programas se enfrentaram no ar, anteontem à noite.’