Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Luiz Carlos Merten

‘Globo e SBT estão protagonizando um curioso duelo nos últimos dias.

De sexta-feira da semana passada até terça, o SBT entrou pela madrugada exibindo filmes – alguns de boa qualidade – para se oferecer como alternativa ao público que não queria saber da transmissão dos desfiles das escolas de samba em São Paulo e no Rio. Hoje é a vez de a Globo inverter a situação. Como a rede de Silvio Santos tem os direitos exclusivos de transmissão do Oscar na TV aberta brasileira, a rede dos Marinhos investe agora em filmes para tentar abocanhar uma fatia da audiência da concorrente.

A partir das 23h40, quando o Oscar já estará rolando na tela do SBT – e o público brasileiro estará torcendo por Cidade de Deus -, a Globo iniciará sua maratona de filmes. Começará com Risco Total, aventura de Renny Harlin que consegue neutralizar um pouco a inexpressividade do astro Sylvester Stallone com eletrizantes cenas de ação na neve. Na seqüência, a Globo vai mostrar o delicioso Shakespeare Apaixonado, de John Madden, que ganhou o Oscar de melhor filme, mas não o de direção, que, naquele ano (1998), foi para o Steven Spielberg de O Resgate do Soldado Ryan. Encerrando a noitada, a Globo exibirá, já após a transmissão do Oscar, o policial Dirty Harry na Lista Negra, de Buddy Van Horn, quinto filme da série com Clint Eastwood como o detetive Harry Callahan, da polícia de São Francisco. Vale destacar que Clint está na disputa do Oscar deste ano com Sobre Meninos e Lobos, que foi indicado em categorias importantes como melhor ator (Sean Penn), melhor ator coadjuvante (Tim Robbins) e melhor atriz, também coadjuvante (Marcia Gay Harden).

Tudo bem que a Globo recorra aos filmes, numa noite dessas, mas, considerando-se que o Brasil participa da disputa – e a própria Globo é hoje uma das principais produtoras do País, em grande parte responsável pelos números positivos que a produção nacional alcançou no próprio mercado, no ano passado -, o que causa estranhamento é que todos os filmes anunciados são americanos. A Globo bem poderia ter recorrido à produção nacional nesta noite em que as atenções se voltam para o Kodak Theatre, em Hollywood.

Filmes não lhe faltariam para exibir. Quanto ao SBT, promete, para depois do Oscar, títulos como O Último Matador, de Walter Hill, remake de Yojimbo, de Akira Kurosawa, com Bruce Willis no papel de Toshiro Mifune, e Mente Perigosa, de Ken Russell, mas não aponta o horário, porque ele vai depender do encerramento da transmissão de Los Angeles.’



Etienne Jacintho

‘Diretor usa truques para garantir o show na TV’, copyright O Estado de S. Paulo, 29/02/04

‘Hoje é dia de Oscar. Hora de checar o ‘bolão’, assistir aos discursos dos artistas vencedores e torcer por Cidade de Deus. No Brasil, o SBT e o canal por assinatura TNT transmitirão o evento a partir das 22h30, mas as imagens exibidas serão as da rede americana ABC, que mostra a maior festa do cinema para todo o mundo.

Para não cometer erros, captar os melhores momentos e evitar constrangimentos como o incidente com Janet Jackson – que mostrou os seios durante uma transmissão ao vivo recentemente -, a rede precisa tomar cuidados.

Entre as regras de exibição do show estão os 5 segundos de ‘delay’ em relação ao que o telespectador vê e o que está acontecendo no Oscar, o posicionamento estratégico de 22 câmeras no palco e na platéia do Teatro Kodak – local onde é realizado o evento – e o bom senso do produtor Joe Roth e do diretor Louis Horvitz, responsáveis pela exibição da festa na TV.

Como a cerimônia de entrega do Oscar precisa ser feita em três horas e meia, Roth decidiu criar mais momentos de piadas – com o apresentador Billy Crystal – e, por outro lado, diminuir o tempo das apresentações musicais.

‘Eu assisto ao Oscar desde pequeno e sempre dava um tempo e pegava um sanduíche na hora em que as pessoas estavam dançando’, diz o produtor, que está no cargo pelo primeiro ano.

Além de escolherem o que o telespectador verá em casa, o produtor e o diretor do show também gostam de criar momentos inesquecíveis, ‘manipulando’ situações. Quando Cuba Gooding Jr. ganhou por Jerry Maguire, estava no meio de seu discurso quando foi ‘gongado’ do palco e a música do teatro começou a ficar alta – sinal de que ele deveria terminar os agradecimentos. Mas o ator começou a pedir mais tempo e o diretor Horvitz se divertiu com a situação.

Manteve a música e esperou a reação do ator. ‘Foi um momento de improviso e foi o mais engraçado de todos ‘, lembra.

Outra missão da dupla e de sua equipe é ficar de olho no figurino dos astros e estrelas. Se alguma atriz estiver com um decote muito ousado ou com um vestido muito transparente, você só verá os detalhes nas fotos de revistas e jornais. Na TV, nada de ‘baixaria’…’



Daniel Castro

‘SBT toma café com os indicados ao Oscar’, copyright Folha de S. Paulo, 29/02/04

‘Indicado ao Oscar de melhor diretor, Fernando Meirelles vai tomar café da manhã hoje com o SBT. A rede encomendou a Paoula Abou-Jaoude, correspondente do Telecine e colaboradora da Folha em Los Angeles, uma entrevista informal com os brasileiros indicados ao Oscar. O encontro será no hotel Four Seasons, em Beverly Hills. O material, com as expectativas dos indicados, irá ao ar por volta das 22h, na abertura das transmissões do Oscar.

Além dos quatro indicados por ‘Cidade de Deus’ (Meirelles, Bráulio Mantovani, Cesar Charlone e Daniel Rezende), participa do café Carlos Saldanha, que concorre por curta de animação.

OUTRO CANAL

Retorno Fora do ar desde 2001, quando atuou em ‘Estrela-Guia’, Marcos Winter vai entrar em ‘Um Só Coração’. Ele será o jornalista Luís Martins, personagem real que se envolve com Tarsila do Amaral.

Braço Galvão Bueno, que volta amanhã a apresentar a mesa-redonda ‘Bem, Amigos’, no SporTV, ganhará um concorrente. O canal BandSports terá um programa do mesmo gênero, também às segundas às 21h, apresentado por Jorge Kajuru.

Verde Luciano Huck gravou participação no novo filme da Turma da Mônica, obviamente um desenho. Ele ‘contracena’ com Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão, que o chama de ‘Hulk’.’



TV / PROGRAMAÇÃO 2004
Keila Jimenez e Renata Gallo

‘É hora de mostrar serviço’, copyright O Estado de S. Paulo, 29/02/04

‘Você está cansado de assistir aos melhores momentos de seu programa de entrevistas favorito? Está farto de reprises, especiais de verão e não agüenta mais ver o seu apresentador predileto de chinelos e canga? Seus problemas ainda não acabam aqui, mas devem diminuir. A TV está encerrando sua temporada de férias, uma espécie de entressafra de programas, esta semana. A partir de amanhã, saem do ar aulas de culinária na praia e apresentadoras de biquíni. Seguindo o ditado popular que se aplica à economia do País, o ano começa mesmo só após o carnaval.

A Record que o diga. A emissora, que pretende investir este ano cerca de US$ 30 milhões em programação, empurrou para março a estréia de suas novas atrações.

No pacote está a novela Metamorphoses, folhetim realizado em parceria com a produtora Casablanca, que tem estréia marcada para o dia 14. ‘Estamos vindo com força total, queremos a liderança’, brada o diretor de Programação da rede, Luciano Callegari, endossando a mudança do discurso da emissora, que até pouco tempo atrás anunciava que sua meta era o 2.º lugar em audiência, hoje ainda ocupado pelo SBT. Callegari aproveita para retomar uma antiga promessa da Record. ‘Teremos ainda um outro horário de novelas, só que dessa vez será uma produção só nossa.’

Um programa de entrevistas para Paulo Henrique Amorim e um reality show para Adriane Galisteu fazem parte das novidades. O talk show de Amorim será diário, uma espécie de continuação de seu noticiário, o Edição de Notícias. Já o programa de Galisteu é um formato que a Record pretende comprar da Endemol, a mesma produtora do Big Brother. Trata-se de All You Need Is Love – ainda sem batismo em português -, que promove encontros e reencontros, não só de casais, e inclui um trailer que rodará o País atrás de histórias comoventes. A atração deve ir ao ar nas noites de quinta-feira. O outro programa da loira, É Show, continua no ar, mas só às terças-feiras.

A emissora terá ainda um dominical batizado inicialmente de Impacto – o nome já foi registrado, mas a Record procura outro – que será um mix de jornalismo e entretenimento, comandado por três apresentadores. O único nome confirmado no time é Otaviano Costa. Janine Borba e Fernanda Fernandes estão cotadas para uma das vagas. ‘Será uma espécie de Fantástico’, fala Callegari, da Record. ‘Teremos também um programa musical, que deve ir ao ar aos sábados à noite, apresentado por Chitãozinho e Xororó’, continua. ‘Estamos acertando os últimos detalhes do contrato deles.’

Metas de audiência – Entre esses ‘detalhes’ há uma meta de audiência preestabelecida. Chitãozinho e Xororó – que já apresentaram programa na Globo – terão de alcançar 6 pontos no Ibope, caso contrário, o contrato poderá ser rescindido.

‘O programa de Netinho, o Domingo da Gente, será reformulado. Ele ganhará um novo seriado, uma comédia voltada para a família’, fala Callegari. ‘Netinho deve fechar negócio com uma produtora americana para a realização do roteiro e vai gravar o piloto em breve. A estréia está prevista para maio.’ Entre os investimentos da emissora está ainda a compra de 120 novos filmes, pacote que custou cerca de US$ 6 milhões.

A Band também fez um bom investimento. A maior novidade da emissora é a reformulação do Jornal da Band, que, a partir do dia 15, estréia sob o comando de Carlos Nascimento, tendo Joelmir Beting como comentarista econômico.

A rede também planeja dois novos programas: um com a cantora/atriz Preta Gil, o Caixa Preta, e outro com o padeiro/galã Olivier Anquier. O formato das duas atrações ainda não foi definido, já que Preta Gil estava no comando da folia da Band em Salvador e Olivier, segundo sua assessoria, estava viajando no feriado e deve ter um novo encontro com a direção da Band esta semana.

A emissora, no entanto, faz questão de deixar claro que não esperou o carnaval para estrear a nova programação. Enumera a estréia de Viviane Romanelli no Dia Dia em janeiro, a série Olá Pai e a novela Olhos D’Água – enlatados portugueses, aliás – como suas primeiras novidades do ano. Morangos com Açúcar, também portuguesa, estréia no dia 15 no lugar de Olhos D’Água.

A partir de hoje, às 20 horas, a Band exibe a primeira das 16 etapas da Fórmula Indy, que inclui as 500 Milhas de Indianápolis.

Sem alarde – Quase na surdina, o SBT anuncia a estréia de duas grandes séries. A premiada Friends começa a ser exibida na próxima quarta-feira, dia 3, após o Show do Milhão, que volta no mesmo dia, às 22 horas. O seriado Without a Trace, do mesmo criador de CSI e batizado pelo SBT como Desaparecidos, vai ao ar aos domingos, às 12h30.

As outras mudanças na grade da emissora de Silvio Santos não são novidades de conteúdo, mas sim de horário. Além de uma nova faixa de filmes (de segunda a sexta, na madrugada), o telejornal de Ana Alice Nicolau e Cíntia Benini passa a ir ao ar às 6 horas (da manhã, veja bem); Casos da Vida Real, de Silvia Abravanel, será exibido apenas aos sábados, às 19 horas, e A Praça É Nossa volta a ir ao ar aos sábados…

Subindo a serra – Com o fim de sua programação de verão, a MTV também aposenta chinelinho e guarda-sol para voltar com os seus VJs aos estúdios de São Paulo.

Entre as novas há um novo game show para Daniela Cicarelli. A bela permanece no comando do Daniela no País da MTV, mas acumulará com ele o Dance o Clipe, programa agendado para as noites de terça-feira. Nele, quatro concorrentes dançarão clipes diferentes e enfrentarão outras provas disputando um prêmio um tanto quanto ‘tabajara’: a chance de dançar um videoclipe que fará parte da programação da MTV durante a semana. ‘A Daniela tem um lado sádico muito engraçado e fica bem nesses programas em que as pessoas têm de pagar micos’, fala o diretor de Programação da emissora, Zico Góes.

E, como a programação de verão da MTV também serve para que a emissora teste novas idéias – como a Globo faz com seus especiais de fim de ano – ,dois programas do pacote experimentado em janeiro e fevereiro ganham vagas fixas na grade do ano: o Ponto P, atração sobre sexo comandada e o Pé na Bunda, programa de namoro. ‘Teremos mudanças em atrações que já estavam na grade, como o Buzzina, de Cazé, que agora será semanal, e Meninas Veneno, de Marina Person, que agora terá o outro lado da história, ouviremos os meninos’, fala Goés.’Também faremos novas edições do Família MTV (uma espécie de The Osbournes). Já estamos gravando com Supla e sua família’, fala o diretor.

Desenho de gente grande – Atendendo a pedidos da audiência, a MTV também terá um horário, a partir de março, especialmente dedicado à animação: segundas-feiras, às 23 horas. Entre os desenhos para os crescidinhos está a produção da MTV americana Celebrity Deathmatch: bonecos de massinha que representam celebridades mundiais e se confrontam em um ringue de vale-tudo. Entre os combates ‘sangrentos’ há lutas entre Britney Spears e Christina Aguilera, Whitney Houston e Diana Hoss. ‘Há anos negociamos essa série e só agora conseguimos comprá-la’, conta Góes.

No horário haverá um revezamento entre Celebrity e outras animações, como o Mega Liga de VJs Paladinos, animação que estreou no ano passado e traz os VJs da MTV como se fossem heróis com superpoderes. ‘Foram produzidos 20 episódios com maior tempo de duração, eles terão agora 30 minutos cada um’, fala o diretor. Ainda na onda da animação a emissora estréia na terça-feira, às 23 horas, a nova temporada do desbocado South Park.

A grande aposta da RedeTV! também são os desenhos animados, mas para pequenos, bem pequenos telespectadores. O canal, que nunca teve uma programação infantil, comprou um grande pacote de desenhos que começa a ser exibido em março. A maioria deles, como o dinossauro Barney – sucesso absoluto entre as crianças -, o cachorrinho Kliffort e Bob, o Construtor são exibidos pelo canal de TV paga Discovery Kids. De acordo com a diretora Artística, Mônica Pimentel, uma apresentadora jovem está sendo escolhida para ancorar os desenhos. Se você pensou em Elen Jabour, esqueça. Segundo Mônica, o contrato da namorada de Rodrigo Santoro – ela participou da programação de verão da emissora – não foi renovado e, por enquanto, não há nada programado para ela na rede.

No lugar da novela Pedro, o Escamoso, que termina no próximo dia 6, o canal irá exibir a também colombiana Paixão de Gaviões. O folhetim, que ainda tem nome provisório, é baseado no texto original Águas Mansas, história, aliás, que o SBT comprou há alguns anos com a intenção de produzi-la no Brasil. De acordo com Mônica, Paixão de Gaviões é um sucesso na Colômbia e nos EUA e, ao contrário de Pedro e Betty, a Feia, não é uma novela cômica. ‘É uma novela romântica, com atores bonitos’, garante. ‘É exibida pela TV Caracol e tem conseguido 55% de share (audiência entre o total de aparelhos ligados) na Colômbia.’

A RedeTV! também pretende lançar neste primeiro semestre um seriado – ainda não definido – e um novo formato para o Canal Aberto. O programa de João Kleber deve voltar em abril sem as tradicionais ‘pegadinhas’, que, segundo Mônica, já é uma fórmula desgastada. A idéia é fazer um formato diferente para cada dia da semana.

A emissora, que quer ganhar o título de canal do esporte, também irá transmitir a Fórmula Mundial, a partir do dia 19 de abril, e a Fórmula Truck, a partir do dia 13 de março.’



***

‘Na Globo, as férias acabam em abril’, copyright O Estado de S. Paulo, 29/02/04

‘Já faz algum tempo que a Globo não se encaixa mais nesse time de emissoras que fazem programação de verão, exibem os melhores momentos e reprises no início do ano – exceção feita a Jô Soares. Janeiro e fevereiro passaram a ser meses ativos para a rede dos Marinhos – vide as estréias de Big Brother, da novela das 7 e de uma minissérie -, mas boa parte dos programas fixos fica em pausa de produção até abril. Também é no quarto mês do ano que a Globo começa a colocar no ar as raras idéias de novos programas.

A grade oficial de 2004 estréia na Globo em 12 de abril. Nesse conteúdo estão novas temporadas de Carga Pesada, Sexo Frágil e a estréia de A Diarista, com Cláudia Rodrigues.

Antes exibido às terças, o seriado dos caminhoneiros Pedro e Bino vai assumir o posto deixado pelos Normais: as noites de sexta-feira. Eles voltam ao ar no dia 16, logo após o Globo Repórter, com uma temporada de sete episódios. Quando esses acabarem, a vaga passará para as mãos dos meninos do Sexo Frágil. A série de João Falcão, que substituiu Os Normais no ano passado, volta ao ar em junho.

Os fins de noite de terça vão ficar com A Diarista, de Cláudia Rodrigues, que ganha formato de seriado depois de ter sido testado como especial de fim de ano. A Diarista vai ao ar após o Casseta & Planeta, Urgente!, turma que também volta de férias em abril.

Outras duas apostas de fim de ano da emissora que emplacaram foram Sob Nova Direção, série de Ingrid Guimarães e Heloisa Perrisé, e Papo de Anjo, de Cláudia Jimenez e Dan Stulbach. A primeira irá ocupar a vaga há anos abandonada pelo Sai de Baixo, nas noites de domingo, logo após o Fantástico.

Na seqüência virá a segunda temporada do seriado americano 24 horas.

Já o Papo de Anjo, de Dan e Cláudia, será um quadro no Fantástico.

Na turma que volta das férias prolongadas, além dos Cassetas, estão Jô Soares, a Grande Família e Linha Direta. Sim, o programa policial continua no ar, apesar dos rumores de que seria extinto.

Para este ano, a emissora também prepara uma nova edição do reality show musical Fama.’