Terça-feira, 18 de Setembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1004
Menu

INTERESSE PúBLICO > O FUTURO É AGORA

Microsoft e NYT apresentam Times Reader

09/05/2006 na edição 380

A Microsoft e o New York Times anunciaram, no encontro anual da Sociedade Americana de Editores de Jornais, o lançamento de um software que permite aos leitores baixarem a versão eletrônica do jornal em aparelhos portáteis, como informa Katharine Q. Seelye [The New York Times, 29/4/06]. O novo programa, chamado Windows Vista, estará disponível a partir de janeiro de 2007. Com ele, qualquer jornal, livro ou revista pode ser formatado em uma versão eletrônica e lido online ou offline.

O New York Times eletrônico – com o nome de Times Reader –, diferente de seu sítio na internet, terá seu leiaute mais próximo da versão impressa. O Times afirmou que os anúncios publicitários serão adaptados para a nova versão, mas ainda não decidiu se cobrará pelo serviço. A Microsoft incluirá o programa nas próximas versões de seu sistema operacional.

No encontro, o Times Reader foi mostrado em um aparelho com uma tela do tamanho de um livro, que já está disponível no mercado americano por US$ 1 mil a US$ 3 mil. A nova versão pode ser vista em um computador ou em um laptop, pois o programa adapta o jornal a qualquer tamanho de tela.

Portabilidade e imediatismo

Bill Gates, presidente da Microsoft, afirmou que esperava há muito tempo o lançamento do que ele chamou de ‘leitura na tela’ e que o Times ajudou a desenvolver este projeto. Arthur Sulzberger Jr., publisher do jornal, disse que o software combina a portabilidade do papel com o imediatismo da internet. Os leitores podem virar as páginas do diário eletronicamente e uma ferramenta informa o quanto do jornal já foi lido e o quanto falta para ser lido. ‘Você pode folhear o jornal de maneira intuitiva e natural’, afirmou Tom Bodkin, diretor de design do Times.

Os jornais estão tentando desenvolver uma presença mais forte na rede, na medida em que leitores e anunciantes migram para a internet. O novo software tem o objetivo de facilitar a leitura da versão eletrônica do papel e de permitir aos leitores baixarem diversos jornais e revistas em um único aparelho portátil. Gates espera que, no ano que vem, outros jornais e revistas desenvolvam suas versões eletrônicas para o programa.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem