Sexta-feira, 23 de Agosto de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1051
Menu

INTERESSE PúBLICO >

Morre a ‘blogueira mais velha do mundo’

26/05/2009 na edição 539

Maria Amelia Lopez, a vovó espanhola que se intitulava a ‘blogueira mais velha do mundo’, morreu na semana passada aos 97 anos, noticia Steve Kingstone [BBC, 22/5/09]. Maria começou a blogar há dois anos e ficou conhecida por seus posts sobre assuntos internacionais e política espanhola – que falavam desde as ambições nucleares do Irã ao separatismo basco. Nos últimos meses, para expressar o que pensava para seus diversos seguidores, ela optou por usar vídeo em vez de texto.

Ao ficar famosa em todo o mundo, seu blog passou a receber mensagens de lugares como Alasca, China e Nigéria, além de um prêmio internacional de mídia. Maria chegou, inclusive, a se encontrar com o primeiro-ministro da Espanha, José Luís Rodriguez Zapatero.

O envelhecer

O tom nostálgico e bem-humorado da vovó blogueira passava aos seus leitores uma abordagem pessoal e profunda sobre o envelhecer. Os jovens internautas ficavam admirados com seus depoimentos sobre o período em que foi crítica ao regime do ditador Francisco Franco.

Um exemplo de que não há idade para lidar com as novas tecnologias, Maria só aprendeu a usar a internet aos 95 anos, quando seu neto criou o blog A meus 95 como presente de aniversário à avó. ‘Quando estou na internet, esqueço as minhas doenças. A distração é boa, é bom ser capaz de se comunicar com as pessoas. Desperta meu cérebro e dá força’, declarou em um dos seus últimos posts, em fevereiro. Apenas três meses antes de sua morte, a vovó foi apresentada a outra nova tecnologia: o Facebook, onde criou um grupo chamado ‘a velhice em ação’.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem