Quinta-feira, 20 de Setembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1005
Menu

INTERESSE PúBLICO > IMPRENSA NOS EUA

New York Times se desculpa por ‘plágio’

10/05/2006 na edição 380

Quatro parágrafos de um artigo da edição de segunda-feira (8/5) do New York Times eram extremamente parecidos com trechos de uma matéria publicada pelo londrino The Independent no domingo (7/5), como informa Keith Kelly [New York Post, 9/5/06]. Os dois textos tratavam da procura da família Forbes por um investidor para a revista Forbes.


Andrew Ross Sorkin, jornalista que assinou o artigo no Times, afirmou que tudo não passou de um ‘erro estúpido’ de um editor do jornal. ‘Um editor adicionou os parágrafos na matéria sem perceber que eles faziam parte de minhas anotações’, justificou.


Tudo igual


O sítio AdvertasingAge.com foi o primeiro a divulgar a notícia, no dia 3/5. Em artigo do dia 7/5, o Independent informava que ‘a revista foi fundada em 1917 por B.C. Forbes, que a administrou até sua morte, em 1954. Seu filho Bruce ocupou seu lugar até 1964, quando foi sucedido por seu filho Malcolm’ – trecho reproduzido na íntegra pelo Times. O parágrafo subseqüente sobre Steve Forbes, filho de Malcolm e atual presidente e publisher da Forbes Inc., também se assemelhava muito ao texto do Independent.


O Times publicou uma correção em sua edição de terça-feira (9/5). ‘Ao preparar o artigo, o jornalista do Times consultou uma reportagem online do Independent no domingo, anexada em seu arquivo no computador para referência. Devido a um erro de edição, quatro parágrafos do artigo do jornal britânico sobre as ambições políticas de Steve Forbes foram incorporados ao artigo do Times. O jornal lamenta o ocorrido’.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem